Publicada 18/10/2021 às 08h | atualizada 18/10/2021 às 08h

Toni Garrido e a Sinfônica Heliópolis em show dia 25

No próximo dia 25 de julho, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis sobe ao palco do Auditório Ibirapuera ao lado dos cantores Toni Garrido e Lucy Alves. Ainda sem a presença de público, o concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube.

O evento faz parte da série de concertos populares “Heliópolis & Simoninha Convidam” e integra a Temporada de Concertos 2021 do Instituto Baccarelli. Com curadoria do cantor, compositor e produtor musical Wilson Simoninha, a série funde o melhor da música popular com a linguagem orquestral.

Uma das bases fundamentais do projeto é convidar artistas de diferentes estilos musicais e, acima de tudo, garantir inclusão, representatividade e diversidade de gênero e raça e a cada live. Unir duas vozes negras, uma delas nordestina, a uma orquestra que se originou na favela, é de enorme relevância, até mesmo para os alunos do Instituto Baccarelli, que residem em uma comunidade predominantemente formada por migrantes do Norte e Nordeste brasileiro.

No repertório, clássicos da música brasileira na voz de Toni Garrido, como “Chega de Saudade” e “Girassol”, sucesso de sua banda Cidade Negra. Lucy Alves leva seu acordeon para a cena e canta músicas como “Me Deixa Ser Mulher” e “Xote dos Milagres”. Os dois ainda dividirão o palco com Simoninha em alguns momentos, com canções de Jorge Ben Jor e Milton Nascimento.

Como todos os concertos do Instituto Baccarelli, este também vai incentivar a ajuda para a frente Tocando Juntos Por Heliópolis, lembrando que as pessoas, especialmente moradoras de favelas, continuam lutando para sobreviver à crise agravada pela pandemia.

A programação da temporada como um todo tem música erudita e popular, alternando repertórios instrumentais — nos segundos domingos de cada mês — com os concertos populares, nos quartos domingos do mês. Ao longo do ano vão sendo divulgados os nomes das atrações e dos convidados que irão se apresentar ao lado dos jovens músicos. O maestro Edilson Ventureli assumirá a regência da maioria dos concertos, que não poderão contar, ainda, com o maestro titular e diretor artístico da OSH, Isaac Karabtchevsky, devido à pandemia.

Ainda por conta da pandemia, desde 2020 os concertos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet, pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli. Pensando na qualidade do conteúdo e da transmissão pelas telas, o Instituto firmou parcerias com os melhores fornecedores de áudio, iluminação e vídeo-transmissão para realizar concertos com excelente nível cenográfico e de destaque no mercado.

fonte: portalsucesso.com.br

VOLTAR