ABC: defesa, marcadores e criadores no meio-campo e ataque. A definição, para mim, de equilíbrio

28 de Abril 2023 - 21h28

Antes de qualquer coisa minhas explicações. Ontem não fui escalado para o jogo, por isso acompanhei em casa.  O duelo se encerrou muito tarde, não vim na rádio e por isso não escrevi sobre a partida, vou fazer isso agora, acho que ainda vale. Minhas desculpas.

Grêmio 1 x 1 ABC. Clube potiguar se despediu da Copa do Brasil.

O ABC fez uma boa partida. Isso todo mundo concorda. O diferencial, não precisa ser advinho para tal, também é muito fácil, aliás, falei e me refiro sempre a esse jogador como o grande trunfo: o Matheus Anjos (foto). E na partida contra o Grêmio com o acréscimo do Wallace, jogando, aí sim, desta vez, na função que, creio, ele faz bem - do meio para a frente..  

Os dois mostraram que a melhor  defesa, mesmo que quase todos os treinadores do Brasil, discordem, é o ataque.

É esse o equilíbrio que defendo e que quase nunca enxerguei nas escalações de Fernando Marchiori. Que a equipe tenha criadores para não ficar na dependência única e exclusica de chutes de fora do Fábio Lima, cruzamentos na área, jogo aéreo para o Felipe Garcia.

Com eles, atacando, criamos, em muitos momentos o  Grêmio ficou capenga e foi isso. Poderia ter sido muito melhor? Claro. Bastava que o Marchiori não tivesse "jogado a toalha" como fez, abrindo mão de levar o melhor para Porto Alegre, para mim, disse antes, não estou dizendo depois, um grande equívoco.

Depois, nas entrevistas, elogios rasgados,  colhendo os louros de uma partida que, acho, ele quase não teve mérito. Mas é assim. O importante é que esse resultado devolve a confiança perdida nos jogos anteriores irregulares que o ABC apresentou e que, de novo, para mim, faz do alvinegro o favorito na partida contra o Ceará, neste domingo.

E como foi o ABC contra o Grêmio? Um esquema 4-1-3-2. Com o Maycon penalizado tendo que fechar o espaço na recomposição que nem era tão necessário, já que o Grêmio era previsível e fraco. Jogando assim, o ABC, com Matheus Anjos fez jogar Alemão, Wallace e os atacantes. enfim, é isso que entendo como equilíbrio.

Um time que tem sua defensiva, boa recomposição, marcadores e criadores no meio-campo. E não jogar para fazer unicamente jogo aéreo. E ponto.

Espero que o time do ABC neste domingo tenha,. Simão, Alemão,  Afonso, Richardson, Vançan ou Márcio; Reis, Daniel, Wallace e Anjos; Maycon e Fábio Lima.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias