Curtinhas: América indefinido, Alemão de volta, Cartaxo contrata, ABC e Caern, veto de Lula e mais

15 de Junho 2023 - 23h20

Como vem o América?

O América realizou mais trabalhos técnico-táticos na tarde desta quinta-feira (15), no estádio José Vasconcelos da Rocha. A atividade contou com treinos de ataque contra defesa e finalização, além do aprimoramento do passe e do posicionamento das linhas de defesa, meio-campo e ataque. O normal da semana. Os questionamentos, normais, claro, sobre a ecsalaçã do time para a partida contra o Confiança. Wallace ou Renan Gorne? Elvinho ou Léo Rafael, ou nenhum dos dois começando. Ou ainda uma forma diferente de formação de mieo-campo, com mais um meia? Marcos Ítalo, se já estiver bem fisicamente deve começar jogando, e mesmo que não esteja o colocaria para ele jogar até quando pudesse. Importante bons jogadores começarem jogando e não só entrar depois, para consertar erros ou virar placares adversos. O rubro hoje tem uma boa defesa e boas opções de ataque, falta resolver, tão somente, a questão da recomposição.

Alemão voltou

No ABC, a novidade a volta do ala Alemão aos treinamentos, já recuperado de lesão. Ele é mais um reforço que vem do DM para o técnico Allan Aal, que teve que fazer, sempre, improvisações nas alas desde que chegou. Ele sim enfrentou problemas de completa escassez de opções em posições-chaves para conseguir rendimento de uma equipe de futebol. A espinha dorsal de fora, criativa e de marcação. Ainda é muito complicada a situação do ABC, pois depois da parada faz jogo duríssimo contra um dos mais fortes rivais, Mirassol, 11h, da manhã, na cidade paulista. Claro, todo mundo vai esperar um rendimento muito melhor, mas a gente sabe que nada no futebol é garantido.

Cartaxo contrata para o Náutico

A dupla que deixou o legado de quase destruição no ABC está junta, de novo, agora no Náutico - Marchiori e Cartaxo. Nesta quinta-feira, o ex-dirigente do ABC anunciou os reforços de Berguinho e Elton. Notíciáio ligado ao Timbu afirma que Berguinho vinha sendo ttitular em todos os jogos do Volta Redonda. Não é verdade. Acho que na sua passagem pela equipe carioca raramente o meia criado nas bases do ABC foi titular. Mas eu o acho bom jogador, mas difícil ele querer jogar. O volante Elton, que vem da Tombense, somando Mineiro, Copa do Brasil e Série B, atuou somente sete vezes. A dupla deve anunciar mais reforços...ou vi informação de que o time dos Aflitos está com uma gana preta para contratar.

Não querem?

Ainda de Cartaxo e Marchiori, bem legal seriam se eles levassem a catrevagem que empurrram no ABC - Léo Ceará, De Paula, Todinho, Jean Patrick, Caique, Vançan, Márcio Azevendo, Rafael Silva...querem não? Ainda acho que uma CPI das contratações deveria ser aberta aqui em Natal. As equipes de futebol deveriam tratar com mais zelo e, logicamente, um acompanhamento mais cuidadoso de suas negociações. Feliz do alvinegro se esse monte de jogador sem qualidade que passou por aqui não acabe indo à Justiça.

ABC x CAERN

Menino, minha gente, e mais esse episódio constrangedor do ABC, os das contas atrasadas da CAERN e bloqueios na Justiça? Engraçado, como em quase todos os casos que surgem de dívidas não quitadas e sittuações envolvendo questões financerias, quando se pronuncia, as pessoas do ABC sempre falam como se fossem problemas de pouca monta, e quase sempte eles "já sabiam" e já se tratava de "assunto resolvido". Até que surja o próximo. As dívidas, segundo um ex-presidente, se referem ás taxas de esgostos, pois o ABC tem um poço e água à disposição sem custos.

Bobagens de sempre

Podem testemunhar abrindo o site oficial da CBF no noticiário de preparação da seleção. Os textos são cópias de tudo que a gente tem visto ao longo de décadas. Tudo é certiinho, lindo e maravilhoso nas preparações, e quase sempre culminando com vexames como temos passados em segudias copas. Quando será que a seleção brasileira vai ser comandada por profissionais de verdade com total autonomia para convocar, escalar e fazer as mudanças que se fazem necessárias e nunca acontecem. Chega a ser irritante ficando nos informando pelas baboseiras de sempre.

Brasil perdeu para Israel

Prestem atenção no Uruguai. Contratou o treinador certo para sua Celeste e no domingo seu time sub-20 sagrou-se campeão mundial ao bater a Itália na final, 1 a 0. O Brasil, acreditem, foi derrotada nas quartas de final pela seleção de Israel por 3x2 na prorrogação e dá adeus ao Mundial Sub-20 na Argentina. Caiu diante de uma seleção sem nenhuma tradição no futebol. Me digam, que futuro tem nosso esporte? O Sub-20 é a porta de entrada para a principal. Eu nem sei quem comandou a seleção, já que o Ramon Menezes,s e não me engano, já estava cuidando da principal. Onde já se viu tantos absurdos?

Espanha x Croácia

A Espanha está na final da Uefa Nations League! Nesta quinta-feira (15), a equipe comandada por Luis De La Fuente venceu a Itália por 2 a 1 em Enschede, na Holanda, e avançou para a decisão. Yéremy Pino e Joselu, alvo do Real Madrid, marcaram para a atual vice-campeã da competição, que agora vai enfrentar a Croácia no domingo (18), às 15h45 (de Brasília), valendo o título. Immobile marcou para a Azzurra.

Lula atende atletas

Um dos pontos mais polêmicos do texto, que havia sido aprovado no Congresso, e que trata sobre a cláusula compensatória de atletas em contratos de trabalho, foi vetado por Lula. O veto era uma reivindicação de atletas, sobretudo jogadores de futebol, que nas últimas semanas chegaram a realizar protestos em jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Prevista na Lei Pelé, agora revogada pela LGE, a cláusula compensatória é um valor devido pelo clube ao atleta nas hipóteses de rescisão de contrato ou dispensa imotivada de atletas. Esse valor pode ser livremente acordado entre as partes, respeitando o máximo de 400 vezes o valor do salário mensal ou o mínimo equivalente ao que atleta deveria receber até o fim do contrato.

Alecrim-Globo-fundo do poço

Ainda estamos esperando a definição, não sei nem mais de quem deve partir, da realização das duas partidas que vão definir a equipe rebaixada para a nossa segunda divisão, que deve envolver Globo x Alecrim, no maior absurdo jurídico já testemunhado por mim em todos esses anos de jornalismo esportivo. Todos os atos irregulares cometidos pelo Potyguar de Currais Novos simplesmente ignorados, inclusive, nas instâncias superiores que nem deram bola para as leis que regem o futebol do Brasil. E olha que esses tribuinais foram criados para zelar e para fazer cumprir essas leis. O futebol do RN, administrativamente, no fundo do poço.


 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado