Curtinhas: futebol feminino, contra o racismo, resultados e mais

24 de Maio 2023 - 01h34

Audiência pelo futebol feminino

Em tempos de luta desesperada em busca dos direitos iguais para todos, sonho de quem é humano, eu falei humano, a Assembleia Legislattiva por proposição da deputada Isolda Dantas (PT), com apoio de toda bancada feminina, realizou nesta terça-feira (23), audiência pública para debater os problemas  e tentar fortalecer o futebol feminino, relegado a terceiro ou quarto plano pela nossa indiferente Federação Norte-rio-grandense de Futebol, presidida por José Vanildo da Silva. A entidade recebe cotas para realizar e emular o futebol feminino, mas o que testemunhamos são coisas tipo o absurdo do último campeonato, disputado por três equipes, o que deixou de legitimar a participação do campeão, União/ABC no Brasileiro, provocando, além do trauma da não inclusão, um enorme prejuízo financeiro.

Contra o racismo

Quero parabenizar os jogadores de futebol profissional do Brasil que entenderam o momento delicado que o mundo vive com a chocante comprovação de que criminosos racistas ainda têm vez e voz em equipes de futebol do considerado primeiro mundo. Nesta terça-feira, em todos os jogos, ou quase, atletas levantaram a mão, punho fechado, gesto que simboliza a luta contra o racismo, imortalizado por figuras como Nelson Mandela e Martin Luther King e espalhado pelo mundo sempre que injúrias, crimes raciais são cometidos. Equipes entraram com faixas, Valencia foi punido, vários atletas manifestaram apoio ao brasileiro em partidas pelo mundo.  Destaque também para o atacante Raphinha (foto), do Barcelona, que fez marcante demonstração de apoio ao companheiro da seleção. A luta,  a agonia, perseguição que sofre Vinícius Júnior pelos odiosos espanhóis fascistas, racistas podres de extrema direita, espero, não seja em vão. Que FIFA, Conmbebol, CBF, federações de futebol de todo o mundo comecem realmente a tomar atitudes reais, sem relativismo, para acabar com esse mal.

Paulinho de punho erguido

Paulinho foi protagonista da virada do Atlético-MG sobre o Athletico-PR dentro de campo, mas ainda separou espaço para dar apoio a um amigo fora dele.
Em entrevista ao Paramount+, o camisa 10 do Galo revelou que mandou mensagem para Vinicius Jr. depois de novo caso de racismo sofrido na Espanha e ainda homenageou o amigo. Na comemoração de um dos gols, o camisa 10 fez o gesto do punho alçado ao ar, como um sinal da luta antirracista.

Botafogo/SP 1 x 0 Mirassol

O Botafogo-SP venceu o Mirassol na noite desta terça-feira, no Santa Cruz, com gol no final do jogo em partida marcada por primeiro tempo fraco e segunda etapa movimentada. Osman, que saiu do banco, balançou as redes para decretar os três pontos ao Tricolor e para fazer valer a lei do ex, já que o atacante defendeu o Leão na temporada passada. O triunfo colocou fim a um tabu que durava seis anos. A última vitória do Botafogo em cima do rival havia sido em março de 2017.

Novorizontino 2 x 0 Avaí

Em um jogo bastante equilibrado, o Novorizontino foi letal e venceu o Avaí por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Jorge Ismael de Biasi, no interior de São Paulo. O jogo foi pela oitava rodada da Série B do  Brasileiro. 
Os dois gols foram marcados no segundo tempo por Marlon e Rômulo. 
O resultado faz o Novorizontino pegar o elevador e subir para a 5ª posição, perto do G-4 da competição. O Avaí, por sua vez, fica estacionado em 15°.

Libertadores

Paulinho foi, mais uma vez, decisivo para o Atlético-MG. Pelo Grupo G da Libertadores, ele comandou a virada sobre o Athletico-PR por 2 a 1, no Mineirão, nesta terça-feira e aliviou a pressão do Galo na competição. Na comemoração do segundo gol, comemorou com o símbolo da luta antirracista. Com o resultado, o time alvinegro chegou aos seis pontos e melhorou a situação na fase de grupos, ficando a um ponto do xará paranaense. Nesta quarta-feira, três brasileiros têm compromissos fora do Brasil. O Flamengo joga no Chile contra o Ñublense, e o Palmeiras contra o Cerro Porteño, do Paraguai, e Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors. Na quinta-feira é a vez do Inter encarar o Metropolitanos, na Venezuela, e o Fluminense jogar na altitude de 3.625 mentros de La Paz contra o The Strongest.

Sul-Americana

O São Paulo foi até a Venezuela e, mesmo iniciando com o time reserva, venceu o Puerto Cabello por 2 a 0 nesta terça-feira, em duelo válido pelo grupo D da Copa CONMEBOL Sul-Americana, mantendo a boa fase com Dorival Júnior. Wellington Rato fez o primeiro gol do São Paulo aos 28 minutos do primeiro tempo em uma bela cobrança de falta, que ainda contou com uma "ajuda" do goleiro do Puerto Cabello, que se atrpalhou na hora de fazer a defesa.


 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias