Os "grandes feitos" de Fernando Marchiori passados a limpo

14 de Maio 2023 - 23h47

Ainda da passagem nefasta de Marchiori pelo ABC, lembro, agora, sim, vou lembrar, questionei seus métodos, o seu time que só jogava de uma única maneira, e não tinha alternartivas de ataque, dependendo exclusivamente do potencial dos jogadores e das jogadas aéreas, mas nem mesmo essas eram treinadas, saíam aleatoriamente. Não vou falar deste estadual, claro, vou me ater a Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

No dia 1º de março, o ABC enfrentou o Tuntum/MA. De todos os jogos, entre os participantes, foi o time potiguar que pegou a maior moleza. Essa equipe da segunda divisão do Maranhense, fez, contra o alvinegro pela Copa do Brasil, a sua primeira partida da temporada. 5 a 0. 

Segunda fase. Contra o Vasco que, ainda hoje, quase segundo semestre ainda não consegiu se arrumar, o ABC segurou um empate às duras penas. Com os cariocas perdendo gols, mas aí, após a vitória de 6 a 5 nos pênaltis, e tendo ido somente três vezes ao ataque, apaixonados insanos disseram que o ABC jogou melhor. 

Na terceira fase, já com o Brasileiro em andamento, e a debacle se desenhando, perdeu em casa para o fraco time do Grêmio, 2 a 0, 11º colocado do Brasileiro, que quase não ganha o Gauchão contra um fraco Caxias. Ainda quis comemorar o fato de ter empatado no Sul, 1 a 1, grande atuação de Matheus Anjos e Wallace (meia que ele escalava de segundo volante), jogadores que ele nunca soube tirar proveito de verdade. E fim.

Copa do Nordeste

O quarto lugar na Copa do Nordeste foi comemorado como grande feito. Vamos aos resultados e adversários. Começou vencendo o Flu do Piauí. Lembram do jogo? Os meninos foram roubados no Frasqueirão. Mataram o ABC no primeiro tempo, teve bola na trave e gol anulado. No segundo tempo. Gol meio sem querer de Felipe Garcia, gol de cabeça de Afonso e gol dado de presente pela defesa em atrasada. 3 a 0 festejado como grande atuação.

Não vou me alongar muito, não vale a pena. Seu único grande jogo, com Matheus Anjos no comando, não ele, venceu bonito o time reserva do Fortaleza, em casa, 2 a 0. Perdeu para o Sport e CRB, bateu o Sampaio morto que nem chegou ás finais do Maranhense, pois perdeu para o Moto Clube, 2 a 0, o mesmo Moto que o América venceu aqui de 5 a 0, e o jogo foi no Frasqueirão, sem brilho; empatou com o Vitória, 1 a 1, o Leão que quase era rebaixado no Campeonato Baiano, podem comprovar; depois empatou fora 2 a 2 com o Ferrim misto, pois cinco titulares foram poupados por conta da semifinal cearense; veio os 3 a 0 no morto Atlético/BA que ficou em oitavo no Baiano, quase rebaixado. Tem tanto mérito assim? Classificou-se em segundo. 

Segunda fase

Na segunda fase pegou outro pato morto, o Náutico treinado por um tão incompetente quanto ele. Uma pelada hororosa no Frasqueirão vencida por 3 a 1. 1 a 0 gol de bola aérea,  2 a 0 bola aérea; e 3 a 0 bola aérea.  O Timbu, lembrando, não chegou sequer à final do Pernambucano e atualmente é 14º na Série C. Entendem o que eu dizia sempre? E com essa moleza foi à semifinal. Era o Sport. E todo mundo lembra como foi a partida. O Leão poderia ter aberto 3, 4 gols no início, marcou só um 1 e a partida foi paralisada por conta da chuva. Reiniciada para o restante e o ABC se defendeu como sempre e sem atacar como sempre. 

E deu adeus à competição ele festejando esses "triunfos" contra "gigantes" do Nordeste. A turma, claro, foi na dele. E foi por questionar justamente essas vitórias na Copa do Nordeste o grande embate que tive com ele no Jogo Rápido da 96 FM, que me fez passar semanas sendo achincalhado por figuras nefastas, muitos deles misturando futebol com política para me atacar, o que acabou respingando em meus familiares, filhos e neto.

Marchiori nada sabe de futebol. Estudioso? como o cara pode ser estudioso e falar o português tão mal? Como o cara pode ser estrategista, como o pintaram várias vezes se ele só apresentava duas formas de jogar: um esquema 4-3-3 que, na verdade, sacrificando seus extremas, fazendo-o de  marcadores, era quase um 4-5-1 fixo. Quando mudava era para fazer entrar mais um zagueiro, o "Val", que jogava na frente ou atrás dos dois zagjueiros, isso, além dos volantes.

Como treinador, Marchiori nunca me enganou. Mas pode continuar enganando, o futebol tem dessas coisas. Parreira ganhou Copa do Mundo, Telê nunca; Zinho ganhou Copa do  Mundo, Zico, Júnior, Cerezo, Sócrates, Falcão, não.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias