A Coreia do Norte disparou o que poderia ser um míssil balístico, disse a guarda costeira do Japão neste domingo (27), no que seria o primeiro teste desde que o país com armas nucleares realizou um número recorde de lançamentos em janeiro.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também informou que a Coreia do Norte disparou pelo menos um “projétil não identificado” para o leste, sem dar mais detalhes.
O lançamento de domingo ocorreu menos de duas semanas antes de uma eleição presidencial crucial na Coreia do Sul em 9 de março, em meio a temores de que a Coreia do Norte possa avançar com o desenvolvimento de mísseis enquanto a atenção internacional está focada na invasão da Ucrânia pela Rússia.
O principal candidato conservador na eleição presidencial da Coreia do Sul, Yoon Suk-Yeol, alertou na semana passada que a Coreia do Norte poderia ver a crise na Ucrânia como “uma oportunidade para lançar sua própria provocação”.
O último teste da Coreia do Norte foi em 30 de janeiro, quando disparou um míssil balístico de alcance intermediário Hwasong-12, a maior arma disparada desde 2017. Isso encerrou um mês recorde de lançamentos de mísseis principalmente de curto alcance em janeiro.
Em meio a negociações paralisadas de desnuclearização com os Estados Unidos, a Coreia do Norte sugeriu que poderia retomar os testes de seus mísseis de longo alcance ou até mesmo de armas nucleares.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado