Vários usuários do Twitter estão tendo suas contas restringidas na Rússia, na manhã de hoje (26), a medida que as tropas do país avançam na Ucrânia. As informações são do Metrópoles.
Segundo o site NetBlocks, que monitora serviços cibernéticos em todo o mundo, a restrição está em vigor em vários provedores e ocorre quando as autoridades russas entram em conflito com as regras da plataforma em relação ao conflito com a Ucrânia.
A restrição do Twitter ocorre horas após a Meta, empresa responsável pelo Facebook, anunciar que está proibindo a mídia estatal da Rússia de monetizar suas publicações na rede social.
“Mudanças já começaram a ser implementadas e continuarão no fim de semana”, disse o chefe de política de segurança, Nathaniel Gleicher. Ele acrescentou que que a empresa também está proibindo a mídia estatal russa de veicular anúncios na plataforma em qualquer lugar do mundo.
Ontem (25), o órgão regulador de comunicações da Rússia anunciou que estava “limitando o acesso” da população ao Facebook.
O governo de Vladimir Putin acusa a rede social de uma suposta censura de postagens de veículos de comunicação estatais sobre a invasão militar na Ucrânia. De acordo com autoridades, quatro veículos estão sendo atingidos: TV estatal Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti e os sites Lenta.ru e Gazeta.ru.
Um dia antes, o Facebook havia rotulado publicações de veículos russos sobre a operação no país vizinho como “não confiáveis”. A plataforma ainda impôs restrições técnicas para reduzir o alcance das postagens.
Foto: Souvik Banerjee/Unsplash.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado