Artista internacional vai restaurar estação ferroviária histórica no interior do RN

02 de Novembro 2021 - 15h30

Por Beatriz Leão

O artista visual, Rasmussen Ximenes, mais conhecido como Mocó e sua esposa Karla Ximenes iniciaram um projeto desafiador de reconstruir e revitalizar a estação ferroviária Démetrio Lemos, no município de Antônio Martins, no Alto Oeste potiguar. De acordo com o artista, a estação a princípio se tornará um cinema e terá salas para oficinas de bordados e outras artes. 

ESTAÇÃO

A estação foi inaugurada em 1949 para escoar a produção do ciclo do algodão mocó e ligava Mossoró aos municípios do alto oeste. Porém, a estação Demétrio Torres parou de funcionar, em 1994, devido a extinção da RRFSA companhia estatal de estrada de ferro  e desde então encontra-se abandonada.

Com a desativação do local a linha do trem foi retirada e janelas, portas e alguns materiais foram saqueados. Tempos depois a estrutura foi ficando paulatinamente desgastada e o local que antes simbolizava crescimento econômico se tornou uma estrutura esquecida com muito lixo, cupim e até fezes humanas.

Devido ao descaso do poder público e o desinteresse por parte da população de Antônio Martins, o artista visual, Mocó, decidiu dar vida ao local e iniciou uma reforma, em junho de 2020, com recursos próprios e sem nenhum auxílio financeiro do poder público. No entanto, as obras foram interrompidas por conta da pandemia de Covid-19 e só foram retomadas recentemente.

REFORMA

Segundo Mocó, inicialmente foi feito uma limpeza no local com caminhão Pipa para tirar toda a sujeira. O artista informou que ''a população inteira começou a assistir a cena pela janela, ninguém quis ajudar, ninguém deu a mão, mas eu e Karla (esposa), resolveu dar esse exemplo de chegar lá e colocar a mão na massa'', disse ele.

Até o momento foram realizados os serviços de topografia do terreno e um sistema de saneamento recente. Além disso, também foi colocado telha na casa do agente ferroviário situado ao lado da estação. 

Como mencionado na matéria, a ideia é construir um cinema para a população, porém se houver potencial turístico o casal cogita em usar o espaço como um museu de artes e construir algumas unidades que sirvam de hospedagem para os visitantes. Essas unidades teriam como mão de obra os próprios moradores de Antônio Martins, muitos inclusive já trabalharam como camareiros em São Paulo. 

QUEM É MOCÓ

Mocó é artista visual, natural de Currais Novos-RN, e atualmente mora em São Francisco, no estado da California (EUA). Ele desenhava em qualquer lugar.

Em sua cidade Natal ganhou os apelidos de Mussinho e de Mocó, mas optou por adotar o último como símbolo de sua terra. Já em São Francisco instalou um grande armazém que pertenceu às forças armadas norte-americanas,o espaço é chamado “Mocotopia” que seria o mundo ideal a partir da sua arte, sua utopia.

Para conhecer mais do trabalho dele é só acessar o instagram @mocotopia.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias