Brasil teve ao menos 57 pessoas vítimas de acidentes de trabalho por hora em 2023

22 de julho 2024 - 16h41

Por hora, ao menos 57 pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil no ano passado, segundo dados do eSocial do Ministério do Trabalho. A média é resultado de 499.955 acidentes registrados. Com 2.888 casos fatais, os setores da construção civil e de transporte rodoviário de cargas e passageiros foram os que mais tiveram acidentes.

Segundo a pasta, na construção civil as principais causas estão relacionadas à queda de altura, soterramento e choque elétrico. Já no setor de transporte os acidentes são relacionados, principalmente, a fadiga dos motoristas - devido ao excesso de jornada-, riscos ergonômicos e psicossociais, utilização de remédios e drogas estimulantes para aumentar produtividade e ganho financeiro, além de fatores como falta de manutenção nos caminhões/ônibus e rodovias precárias.

Em São Paulo, por exemplo, onde foram registrados 373 acidentes fatais em 2023, o ministério informou que iniciou uma investigação em uma pizzaria de Sorocaba, onde um funcionário de 24 anos morreu ao ser esmagado por um elevador de carga.

A inspeção da pasta informou, ainda, que o elevador onde o jovem sofreu o acidente fica no estoque da pizzaria, tendo os cabos de aço do equipamento rompido, ocasionando sua queda e atingindo o braço e uma das pernas do trabalhador. Ele foi socorrido e levado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mas não resistiu aos ferimentos.

R7

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias