Brasil teve ao menos 57 pessoas vítimas de acidentes de trabalho por hora em 2023
Por hora, ao menos 57 pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil no ano passado, segundo dados do eSocial do Ministério do Trabalho. A média é resultado de 499.955 acidentes registrados. Com 2.888 casos fatais, os setores da construção civil e de transporte rodoviário de cargas e passageiros foram os que mais tiveram acidentes.
Segundo a pasta, na construção civil as principais causas estão relacionadas à queda de altura, soterramento e choque elétrico. Já no setor de transporte os acidentes são relacionados, principalmente, a fadiga dos motoristas - devido ao excesso de jornada-, riscos ergonômicos e psicossociais, utilização de remédios e drogas estimulantes para aumentar produtividade e ganho financeiro, além de fatores como falta de manutenção nos caminhões/ônibus e rodovias precárias.
Em São Paulo, por exemplo, onde foram registrados 373 acidentes fatais em 2023, o ministério informou que iniciou uma investigação em uma pizzaria de Sorocaba, onde um funcionário de 24 anos morreu ao ser esmagado por um elevador de carga.
A inspeção da pasta informou, ainda, que o elevador onde o jovem sofreu o acidente fica no estoque da pizzaria, tendo os cabos de aço do equipamento rompido, ocasionando sua queda e atingindo o braço e uma das pernas do trabalhador. Ele foi socorrido e levado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mas não resistiu aos ferimentos.
R7
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado