Copom sobe Selic a 13,75% ao ano e indica ciclo de alta próximo de acabar

03 de Agosto 2022 - 19h16

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) subiu nesta quarta-feira (3) a meta para os juros básicos (Selic) a 13,75% ao ano. Aplicou, portanto, o plano de voo mais agressivo entre os dois possíveis anunciados na última reunião. Ou seja, subiu a taxa de referência em meio ponto, e não em menor medida como foi cogitado.

A decisão da autoridade monetária foi unânime e alinhada às expectativas de consenso do mercado para esta noite. E veio ainda um sinal aguardado pelo mercado. De acordo com o comitê, será avaliada "a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião". Ou seja, não está cravado que esta alta foi a última. Mas pode ter sido, salvo ainda um novo ajuste, de 0,25 ponto, se mostrar necessário em setembro.

Além disso, vale pontuar, parece que o BC vai abrindo mão da meta de inflação de 2023. "Comitê optou neste momento por dar ênfase à inflação acumulada em doze meses no primeiro trimestre de 2024, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora seus impactos secundários sobre as projeções de inflação relevantes para a decisão de política monetária", diz.

"Agora os investidores ficam no aguardo da ata do Copom na semana que vem", diz Cassiano Konig, sócio-fundador da GT Capital, para quem não deve vir um aviso textual de fim do ciclo de elevação da taxa de juros. "Então, acredito em mais uma ou duas altas até o fim do ano devendo fechar em 14%."

"No comunicado, o BC deixa claro que seu principal objetivo é consolidar não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", diz Vinicius Romano, analista de Renda Fixa da Suno. "Além disso, o Copom destaca que a incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação.

O Globo

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias