Curtinhas: ataque ou defesa, vitória ou desespero, Nota Potiguar, Lei Vini e mais
Ataque ou defesa?
Falo e escrevo, muitas vezes, sobre o mesmo assunto, mas é para atingir dois tipos de audiência. Tem torcedor que prefere ler, outros só ouvir, então, vamos lá. O América que joga neste sábado, como deveria se comportar. Minha opinião, não o que deve ser. Jogaria com mais ataque ou precavido tentando não perder? Bela sinuca de bico. Fácil para mim, de fora, dizer: vá ao ataque, Marquinhos, o América é melhor, e eu realmente acredito nisso. Resta saber se o treinador tem convicção mesmo de que seu time pode jogar para vencer em campo do rival. Lembro: o rubro ainda não ganhou nenhuma fora da Arena. Eu continuo achando que valia a pena tentar, até porque caso jogue para empatar, vai enfurecer seu torcedor caso perca e esse mesmo torcedor vai jogar contra na última partida contra o Maracanã. Resolve aí, Marquinhos, a bola é sua.
Vitória ou desespero
O ABC tem o jogo que considero chave para sua definição na temporada. Exagero? Acho que não. Vou repetir, de novo, de novo e de novo: se não vencer a Tombense na segunda-feira, o Alvinegro vai lutar tão somente, e desesperadamente, contra o rebaixamento. E o time? Ô Roberto, tá ruim de beirada, os caras não rendem, solta teus bons alas e joga com os dois centroavantes. Vê qual deles tem mais mobilidade, manda sair um pouco da área, abrir espaços, mas joga com os dois e três meias, arrisca. Não dá para ficar insistindo com o Pedro Felipe, Ruan, Wallyson. Ainda levo uma fezinha de nada no Iago, mas tem que ver se ele está querendo mesmo. É isso.
Nota Potiguar
Nesta quinta-feira (11), o presidente Bira Marques participou de solenidade em que o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Tributação, por meio da Nota Potiguar, anunciaram apoio e valorização dos clubes de futebol do RN participantes do Campeonato Brasileiro.A governadora Fátima Bezerra anunciou as ações que serão realizadas de apoio aos clubes ABC, América, Santa Cruz e Potiguar, e os benefícios que contemplarão os torcedores.
Representação rubra
O América foi representado pelo Diretor de Operações da SAF, Vitor Arteiro, e o Diretor de Marketing, Bruno Dias. O investimento será destinado à aquisição de camisas oficiais dos clubes potiguares, que serão distribuídas aos torcedores que utilizam o aplicativo Nota Potiguar. Além dos diretores da SAF do América, também estiveram presentes no evento o presidente Hermano Morais e o vice-presidente Francisco Sobrinho.
*Sobre a Nota Potiguar. Já é uma grande ajuda, mas o nosso futebol precisa de bem mais. Apoio de prefeituras para revitalização de estádios - Caicó, Goianinha, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros, Parnamirim, Santa Cruz, Currais Novos e o absurdo caso de Mossoró. Além de um engajamento maior do nosso empresariado e toda classe política, somados de investimento da FNF via CBF.
Jackson (foto) como opção
A diretoria do ABC fechou nesta quinta-feira (11) o acerto com o atacante Jackson, que estava no São José/SP. O atleta chegou a Natal (RN) durante a madrugada e no turno da tarde se apresentou para realizar os exames médicos e iniciar os trabalhos.Jackson assinou contrato até o término da disputa do Brasileiro Série C. O atacante, além do São José/SP, tem passagem por Remo/PA, Sampaio Corrêa/MA, Ypiranga/RS, entre outros clubes brasileiros e futebol da Arábia Saudita.
Vinícius não quis
O curioso é que o ABC queria fechar, estava encaminhado com um atacante de lado de campo, o Vinícius, que vem sendo pouco aproveitado no Sport. No entanto, segundo informações, o atleta não quis defender o Alvinegro, e uma decisão até justificável profissionalmente, já que o clube potiguar pode ter somente sete partidas até o final da temporada. A negativa do atleta, vejam só, provocou a ira de torcedores do Leão pernambucano, que querem vê-lo longe. Sendo assim, eu fosse o cara, certamente, viria, pois aqui teria chance de jogar e ser abraçado por uma torcida imensa.
O Tite é a cara do Brasil
Esse Tite não tem jeito mesmo. Ele com seu filhão sem futuro a tiracolo já começa a tentar enterrar o Flamengo. Esse Allan no meio-campo, deixando o menino Lorran no banco é uma das aberrações. A volta do Pulgar que só joga com o nome e não saber adaptar um ataque onde possam atuar juntos o Gabriel e Pedro que não são grande coisa, mas, juntos, creio que poderiam render bem melhor. Se ele tem Gerson, Matheus Gonçalves, Lorran, com Pedro e Gabriel, certamente, a coisa poderia funcionar melhor. E as mexidas depois? Trocar zagueiros e acrescentar o quê?
Ainda não confio
O Botafogo lidera o Brasileiro. Mas ainda não é dessa vez que dá para confiar no Glorioso. Torço, mas não sou cego. A defesa não passa confiança, o meio-campo precisa de mais um bom jogador de armação para dividir o fardo com o Luiz Henrique. Poderia ser o Jefinho ou Matheus Nascimento, mas os treinadores não enxergam isso. No ataque, falta regularidade ao próprio Júnior Santos, melhor atacante. Gol de Savarino? Foi, mas é algo improvável, como tem sido esperar por Tiquinho Soares. E ainda tem esse Segovinha no banco. É muito pouco para crer.
Tem favorito?
O Palmeiras é o favorito ao título do Brasileiro? Deveria ser. Ele e o Flamengo. No entanto, os dois apresentam, ainda, muitas falhas. O Verdão precisou contar com a ajuda, sempre bem vinda da arbitragem. O horroroso Wagner Magalhães deixou de marcar penalidade clara a favor do time goiano quando a partida estava empatada. Teve outro ainda, não tão claro, mas também achei um pênalti. Enfim, é a saga do futebol brasileiro caindo pelas tabelas com tantos treinadores retranqueiros e praticantes do anti-futebol.
Por Espanha e Colômbia
Decisões. Na Europa, a Espanha tem apresentado um futebol muito melhor que a Inglaterra, a coloco como favorita ao título, mas tudo pode acontecer, inclusive o zero a zero insosso. Com o menino da Espanha em campo acho pouco provável. Pelo lado inglês tem o Bellingham e a imprensa europeia doida que ele brilhe para tomar a Bola de Ouro do Vini. Na América do Sul, uma Colômbia absolutamente melhor que a Argentina, mas será que não vai tremer nas bases? O único empecilho para a não conquista do título será o "tremelique" na decisão. A equipe de James, que não tem jogado isso tudo que a imprensa diz, é muito melhor. Vamos ver. Decisão da Euro às 16h, em Berlin; a Copa América, às 21h, em Miami.
Curso de treinador
A CBF Academy tem inscrições abertas para a Licença C - Treinador de Futebol em Natal (RN). A Licença C - Treinador de Futebol da CBF Academy é um programa voltado para Treinadores de Futebol com ênfase no estágio de introdução e iniciação da prática da modalidade junto a crianças e adolescentes. A programação é semipresencial com atividades online ao vivo em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atividades práticas presenciais. O curso tem início no dia 15/07 com aulas on-line, com atividades presenciais do dia 03 ao dia 09 de setembro. Acesse todos os detalhes: www.cbfacademy.com.br
Lei Vini Jr
Vejo o primeiro parágrafo de texto maravilhoso do jornalista Jeferson Tenório, do UOL
"Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global"
Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955, no Alabama (EUA), se recusou a ceder um lugar no ônibus para uma pessoa branca, ou ainda quando Martin Luther King liderou um movimento para que negros pudessem entrar numa piscina num hotel em 1965, a atitude do jogador Vinicius Jr. diante de torcedores racistas deve ser encarada como mais desses marcos históricos que pontuam um posicionamento importante na luta contra o racismo.
* Lei Vini Jr é aprovada para interromper jogos em caso de racismo
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado