Do Brasil para o mundo: Stock Car entre as maiores categorias de automobilismo do planeta
De uma categoria de nicho e com pouca visibilidade comercial em seus primeiros anos de atividade, a Stock Car foi ganhando forma e respaldo no passar do tempo, a ponto de se tornar a principal divisão de automobilismo do Brasil e uma das maiores do mundo.
Contudo, antes de abordarmos o momento atual que vive a Stock Car, vale a pena uma rápida viagem ao passado para compreendermos como a modalidade se tornou um fenômeno de engajamento e público em nosso país.
As primeiras décadas da Stock Car e a hegemonia de Ingo Hoffmann, maior campeão da categoria
Com mais de 40 anos de história, a Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores da Chevrolet, gigante montadora estadunidense que é uma das principais referências em eficiência energética nos carros da atualidade.
Isso posto, a primeira etapa foi disputada em 22 de abril de 1979, no autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão-RS. A título de curiosidade, a prova inaugural teve apenas dez carros no grid de largada e todos os veículos eram de modelo Opala 250S.
Na década de 1980, a Stock Car passou por um período de solidificação. Além dos carros terem ficado mais rápidos e seguros, o público passou a prestigiar de vez a categoria, com etapas chegando a receber mais de 50 mil espectadores.
Além disso, o paulista Ingo Hoffmann, um dos maiores pilotos de todos os tempos da Stock Car, venceu seis títulos seguidos nos anos 1980, dando início a uma hegemonia que continuaria na década seguinte. Ingo é o maior vencedor da categoria, com 12 títulos conquistados na carreira.
Anos 2000: a Stock Car se tornou uma categoria multimarcas
No ano de 2000, pela primeira vez na história a Stock Car passou a utilizar chassi tubular específico para provas de competição. E isso representou um grande avanço de competitividade nos carros, deixando a modalidade ainda mais emocionante do que anos anteriores.
Dessa forma, com a competição já estabelecida no país, contando até com transmissão em TV aberta, a Stock Car se tornou um grande atrativo comercial para grandes marcas de montadoras.
Além da Chevrolet, marcas como Peugeot, Mitsubishi e Volkswagen passaram a fornecer carros para a categoria. Em algumas temporadas, chegamos a ter 40 veículos no grid de largada — quatro vezes mais do que no primeiro ano.
No mais, os anos 2000 também marcaram o início da Corrida do Milhão, que foi consolidada na década seguinte.
Anos 2010: a consolidação da Corrida do Milhão e a estrela de Thiago Camilo no evento
Importante marco no automobilismo brasileiro, a Corrida do Milhão estreou na Stock Car em 2008, pagando ao vencedor da prova o prêmio de R$ 1 milhão — maior premiação distribuída em um único evento de esporte a motor no Brasil.
Na história do evento especial, nenhum piloto conseguiu mais vitórias que o paulista Thiago Camilo. Único piloto a vencer a prestigiada Corrida do Milhão em três oportunidades (2011, 2012 e 2015), o paulista acumula dezenas de vitórias regulares e recordes em seus 20 anos de Stock Car.
Hábil competidor, Thiago Camilo é daqueles esportistas que sempre estão em busca da vitória, independentemente da modalidade que está em disputa. Vale ressaltar, inclusive, que o piloto da Ipiranga Racing é um excelente jogador de poker e leva para as mesas uma virtude essencial em ambas as modalidades, a paciência para superar os oponentes no momento certo.
Thiago compete em vários eventos de poker ao vivo e tem como principal conquista na modalidade de cartas um título no prestigiado evento High Rollers do Latin American Poker Tour (LAPT) Rio 2023, provando assim a sua versatilidade dentro e fora das pistas.
O auge da categoria: a Stock Car na década atual
Com a presença de carros ultramodernos no grid e grandes nomes do automobilismo correndo na modalidade, incluindo pilotos com muitos anos de Fórmula 1, como é o caso de Rubens Barrichello, a Stock Car atravessa os seus melhores anos.
Não à toa, sempre por onde passa, seja em circuitos do Brasil ou da América do Sul, a Stock Car é um enorme sucesso de público, a ponto de se tornar a principal categoria de automobilismo da América Latina.
Nos próximos anos, a modalidade passará por mudanças importantes, com destaque para a “revolução SUV”, que promete trazer o que há de melhor em tecnologia e conectividade para os carros.
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