O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou que testará robôs quadrupedes, que lembram cachorros-robôs, como patrulheiros na fronteira do país com o México. De acordo com o site da agência, o dispositivo dará uma "pata" amiga aos agentes da região.
Segundo o DHS, o objetivo dos testes com os robôs é facilitar o patrulhamento da fronteira sul do país. Além do clima inóspito da região, o tráfico de drogas e seres humanos preocupam as autoridades dos Estados Unidos.
"Assim como em qualquer lugar, vocês tem os crimes padrões, mas ao longo da fronteira você pode ter tráfico de seres humanos, de drogas, assim como outros contrabandos — incluindo armas de fogo ou de destruição em massa", destaca o agente Brett Becker.
O robô desenvolvido pela empresa Ghost Robotics pesa cerca de 45 kg e pode ser equipado com diferentes apetrechos, como câmeras e sensores.
Uma das configurações do robô, inclusive, permite a instalação de um rifle de precisão com alcance de mais de 1 km. A arma, que pode ser controlada remotamente, não deve estar presente nos robôs de teste da agência dos EUA.
O robô tem configuração com câmeras com visão noturna e é capaz de andar em terrenos onde equipamentos com rodas encontrariam dificuldade. Outra funcionalidade do dispositivo da Ghost Robotics é a capacidade de seguir rotas predeterminadas e, ainda assim, conseguir desviar de objetos pelo caminho.
Segundo a DHS, a ideia é que o robô se torne o melhor amigo dos patrulheiros norte-americanos, caminhando lado a lado com os agentes.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado