Ex-assessor de Trump, Steve Bannon é condenado a 4 meses de prisão por desacato ao Congresso

21 de Outubro 2022 - 14h45

O ex-assessor de Trump, Steve Bannon, foi condenado a quatro meses de prisão por cada acusação – executada simultaneamente – por desacato ao caso do Congresso decorrente de sua recusa em cumprir uma intimação do comitê da Câmara em 6 de janeiro.

O juiz também aplicou uma multa de US$ 6.500. O Departamento de Justiça almejava uma sentença de seis meses e multa de US$ 200.000. Bannon tentava liberdade condicional e pedindo que a sentença fosse adiada enquanto aguardava seu recurso.

O juiz federal dos Estados Unidos, Carl Nichols, disse que o ex-assessor de Trump não terá que cumprir sua sentença até que o recurso de sua condenação termine.

Fatores que influenciaram a decisão

Antes de anunciar a sentença, o juiz expôs os fatores que a favor e contra a sentença substancial para o ex-assessor de Trump. Nichols chamou os eventos de 6 de janeiro de “sérios” e apoiou o interesse do comitê em investigá-los.

Ele disse que havia “problemas” com a posição de Bannon de que as afirmações de privilégio de Trump o impediam de testemunhar ou entregar qualquer documento.

Nichols disse que era possível que alguns dos documentos que Bannon tinha ou tópicos sobre os quais ele teria sido questionado pudessem ter sido cobertos por privilegiados, mas como um cidadão privado que estava fora do governo há anos, era menos provável que Bannon tivesse documentos privilegiados do que outros.

CNN Brasil

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias