O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu aos 91 anos, em Moscou. O óbito foi confirmado nesta terça-feira (30) por agências de notícia russas.
A notícia é da CNN Brasil. Mikhail Gorbachev foi o último presidente da União Soviética antes de sua dissolução.
Gorbachev, cujo governo tumultuado foi associado aos termos perestroika e glasnost (reforma e abertura) morreu após uma longa doença, informaram as agências de notícias estatais russas.
“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, disse o Hospital Clínico Central, segundo a RIA / Novosti, na terça-feira (30).
Creditado com a introdução de importantes reformas políticas e econômicas na URSS e ajudando a acabar com a Guerra Fria, Gorbachev estava com a saúde debilitada há algum tempo.
Com sua natureza extrovertida e carismática, Gorbachev quebrou o molde para os líderes soviéticos que até então eram em sua maioria figuras remotas e frias.
Quase desde o início de sua liderança, ele lutou por reformas significativas, para que o sistema funcionasse de forma mais eficiente e democrática. Daí as duas frases-chave da era Gorbachev: “glasnost” (abertura) e “perestroika” (reestruturação).
“Comecei essas reformas e minhas estrelas orientadoras eram a liberdade e a democracia, sem derramamento de sangue. Assim, o povo deixaria de ser um rebanho liderado por um pastor. Eles se tornariam cidadãos”, disse ele mais tarde.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado