Ibovespa cai e dólar sobe com preocupação com indefinições do governo Lula

10 de Novembro 2022 - 13h32

O Ibovespa caía fortemente nesta quinta-feira (10), com agentes financeiros repercutindo o resultado da inflação dos EUA de outubro, que veio melhor que o esperado, e temendo as indefinições econômicas do governo Lula. O principal índice da bolsa tinha queda de 2,38% por volta das 13h10, aos 110.879 pontos.

Já o dólar avançava 2,89% frente ao real no mesmo horário, sendo negociado a R$ 5,332 na venda. A moeda americana chegou a subir mais de 3% ante o real nesta manhã, que tinha de longe o pior desempenho entre a cesta das principais moedas globais. A moeda brasileira era desvalorizada com o risco fiscal em meio à transição de governo.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse pela manhã que, aqueles que estão compondo a equipe de transição, não necessariamente serão ministros no próximo governo. Ainda não há nenhuma definição sobre sua equipe econômica, como o Ministro da Fazenda e da Economia.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos EUA subiu 0,4% em outubro, segundo Departamento do Trabalho nesta quinta. Com o resultado, a taxa foi a 7,7% nos últimos 12 meses, ainda bem acima do que projetam os americanos como ideal, longe da meta de 2%.

Ainda assim, o resultado foi melhor que o esperado e pode ser observado como sinais de que a alta dos preços nos EUA está arrefecendo.

A desaceleração traz esperanças ao mercado de que o Fed possa tirar o pé do acelerador na sua política monetária, com aumentos menores dos juros já na reunião de dezembro, abaixo de 0,75 ponto percentual.

A divulgação do CPI também refletiu no câmbio. O dólar chegou a moderar seus ganhos frente ao real depois do resultado da inflação norte-americana, mas ainda ronda uma alta em torno de 3%.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias