Investigação localiza inglês suspeito de usar brasileiros inocentes para traficar drogas em iate - Entenda como Natal participou dessa história
Uma reportagem dos jornalistas da BBC Colin Freeman e Cristine Kist localizou o inglês suspeito de contratar brasileiros inocentes a prisão. O caso tomou conta das páginas de jornais de todo o país por se utilizar de trabalhadores para traficar drogas sem qualquer tipo de conhecimento - de acordo com o que foi apurado.
A reportagem conta que Daniel Guerra, velejador brasileiro que sonhava em conhecer o mundo, acabou seduzido pelo anúncio de trabalho de um inglês, dono de um iate, que procurava ajudantes para levar o barco da Europa para o Brasil.
"E as coisas pareciam ainda melhores quando Daniel e seu colega Rodrigo Dantas, que também havia sido contratado para o trabalho através do mesmo anúncio online, conheceram o seu novo empregador britânico. Eles temiam que se tratasse de um ricaço esnobe ou um influencer posando de uma vida de luxo, um tipo mandão. Mas que nada. George Saul era uma figura sorridente e simpática, pouco afeita às formalidades. Os velejadores, segundo ele, podiam até chamá-lo pelo seu apelido: "Fox" (raposa, em português)", destaca o trecho da reportagem.
Os brasileiros foram informados que Fox havia trazido o Rich Harvest para o Brasil para reformas e buscava uma tripulação para navegar o veleiro de volta à Europa. Além dos novatos, Rodrigo e Daniel, haveria mais dois, incluindo um capitão qualificado. Fox, por sua vez, havia voltado para a Europa de avião dois dias antes.
No último porto antes de partir do Brasil, a polícia em Natal passou cerca de seis horas procurando drogas no iate, com a ajuda de um cão farejador. No entanto, eles não encontraram nada. Naquele momento, os velejadores brasileiros pensaram que se tratava apenas de uma verificação de rotina.
Mas os policiais cabo-verdianos foram mais meticulosos do que os seus colegas brasileiros, usando equipamentos especiais para cortar e expor o interior do barco. Escondida debaixo de fundos falsos, eles encontraram cerca de 1,2 tonelada de cocaína - com valor estimado em £100 milhões (mais de R$ 600 milhões) pelo preço de mercado praticado nas ruas da Europa. Foi uma das maiores operações de apreensão de droga de Cabo Verde.
A BBC traz os detalhes de toda essa operação e a investigação que levou a prisão do inglês. Veja clicando aqui.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado