Jornal registra superlotação no Walfredo Gurgel, com 100 pacientes na fila

09 de Setembro 2022 - 06h29

O Governo do RN já havia dado a enteder que o Hospital Walfredo Gurgel havia voltado a sofrer com a superlotação, diante das notícias que apontavam um crescimento de quase 40% no atendimento de casos de pessoas acidentadas de moto nos últimos 90 dias. Nesta sexta-feira (9), o jornal Tribuna do Norte confirmou a situação com a reportagem que mostra que 80 pessoas estavam na fila aguardando cirurgia ou transferência para outros hospitais. 

Vale lembrar que no Feriado de 7 de Setembro, o Jornal das 6, da 96 fm, também noticiou que 15 ambulâncias ficaram "presas" em frente ao Hospital porque suas macas estavam sendo usadas dentro do Walfredo Gurgel, o que geralmente acontece quando há superlotação e os pacientes não tem nem macas para ficar dentro da unidade hospitalar. Assista o vídeo acima:

Segundo a reportagem, com uma foto do repórter fotográfico Adriano Abreu, é possível ver o corredor da unidade lotado no 7 de setembro. Segundo a notícia, eram pelo menos 100 pacientes aguardando. "Como a demanda ortopédica é a maior do Walfredo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) vai abrir leitos em duas unidades para tentar minimizar o problema", explicou a matéria.

De acordo com o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, há perspectivas de abertura de 12 leitos específicos de ortopedia em até 30 dias no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A expectativa é ter mais um espaço de apoio para cirurgias ortopédicas além do Walfredo Gurgel. O Deoclécio já tem capacidade para cirurgias.

“Estamos buscando ativação de leitos, já fizemos no João Machado nas últimas semanas, fizemos no Giselda, com ativação de 30 leitos que estavam desativados no pós-pandemia e estamos na perspectiva de ativar 12 leitos de ortopedia de enfermaria no Deoclécio Marques, onde já ativamos 06 leitos de UTI”, apontou. 
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias