Mossoró terá capacitação em diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos

02 de Dezembro 2021 - 19h03

Com o objetivo de promover o manejo mais adequado dos pacientes acidentados, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Ministério da Saúde, realizará a "Capacitação sobre diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos" nos dias 9 e 10 de dezembro, em Mossoró.

A capacitação é voltada para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª Região. As incrições podem ser feitas pelo endereço:  https://doity.com.br/capacitacao-medicos-enfermeiros-animaispeconhentos-mossoro . Entre os palestrantes, técnicos do Ministério da Saúde e médicos de referência nacional no assunto, além de técnicos de referência do RN. 

O mesmo treinamento será realizado em Natal, nos dias 6 e 7 de dezembro, abrangendo a 1ª, 3ª, 5ª e 7ª Região, porém as vagas disponibilizadas já foram preenchidas. Ao todo 140 profissionais serão capacitados nas duas turmas.

Aumento de casos nos meses de verão

A capacitação faz parte da preparação para o aumento de casos de acidentes com animais peçonhentos terrestres e aquáticos, previsto para os meses de verão. A ida de muitas pessoas para as praias e a permanência maior das crianças em casa, por causa das férias escolares, faz aumentar o registro de acidentes com escorpiões, além de caravelas e águas vivas. 

Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle destes acidentes junto às populações expostas e de maior risco. No período de 2018 até 2021, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o RN registrou  23 óbitos por animais peçonhentos, sendo 9 por serpentes e 3 por escorpião.
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias