Autoridades locais em um vilarejo no Nepal registraram o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo do país nessa quarta-feira (29), disseram autoridades e ativistas, cinco meses depois que a Suprema Corte emitiu uma ordem provisória abrindo caminho para casamentos homoafetivos.
O casamento entre Ram Bahadur (Maya) Gurung, de 36 anos, que nasceu do sexo masculino, mas se identifica como mulher, e Surendra Pandey, de 26 anos, que nasceu e se identifica como homem, foi formalmente registrado no escritório do município rural de Dordi no distrito de Lumjung, no oeste do Nepal, disse uma autoridade.
O casal está em um relacionamento há nove anos e se casou de acordo com rituais hindus em 2016 na capital, Katmandu, mas não havia oficializado a união perante a Justiça até esta semana.
Em junho, a Suprema Corte do país emitiu uma ordem provisória permitindo que casais do mesmo sexo registrassem seus casamentos até um veredicto final.
“É histórico”, disse Pant, um ex-legislador, observando que foi o primeiro registro desse tipo no sul da Ásia. “Isso abrirá a porta para que eles abram contas bancárias em conjunto, possuam e transfiram propriedades como qualquer outro casal.”
Taiwan é o único outro lugar para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Ásia, onde as sociedades permanecem em grande parte conservadoras.
CNN
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado