Novo ministro da previdência fala em rever reforma e zerar fila do INSS

03 de Janeiro 2023 - 18h32

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, negou que o sistema previdenciário do país seja deficitário. Presidente do PDT, ele assumiu o cargo nesta terça-feira (3), em cerimônia em Brasília. A notícia é do jornal O Tempo. 

“A Previdência não é deficitária. Vou provar isso a cada dia que estiver nesse Ministério. E vou provar com números, dados, informações”, disse, em seu primeiro discurso.

Lupi argumenta que parte da arrecadação destinada à Previdência não estaria, no balanço financeiro, apontada como parte desse sistema, o que levaria a uma visão equivocada sobre a situação.

“Quando os Constituintes, em 1988, criaram o BPC [Benefício de Prestação Continuada], acarretou um encargo de R$ 10 milhões que são do orçamento do Tesouro da União, e não da Previdência. E colocam esse encargo na Previdência para dizer que ela é deficitária. Não colocam recursos dos Cofins, do PIS, das contrapartidas dos bancos. Tudo se esquece para levar a população à mentira”, defendeu.

Revisão da reforma da Previdência

Carlos Lupi anunciou a criação de uma comissão “quadripartite”, formada por representantes dos sindicatos patronais, dos empregados e dos aposentados, além do governo. O objetivo será revisar pontos da reforma previdenciária promovida pelo governo Jair Bolsonaro, em 2019.

“Precisamos discutir com profundidade o que foi essa anti reforma da previdência. Precisamos mudar os atrasos, os desrespeitos, o acinte à cidadania que houve nessa reforma. Temos que ter coragem para mudar isso”, disse Lupi.

O ministro ainda prometeu acabar com a fila de espera da Previdência “em tempo recorde”. Para isso, ele diz precisar da ajuda dos governadores e prefeitos.

Outra promessa feita por Lupi foi a criação de um “portal da transparência” da Previdência Social, que teria dados completos sobre o número de aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC, entre outros, além do balanço do setor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias