Peixe-lua de quase 3 toneladas quebra recorde de peixe ósseo mais pesado do mundo
Um peixe-lua gigante apontado como o peixe ósseo mais pesado do mundo foi descoberto no arquipélago dos Açores, em Portugal, pesando 2.744 quilos. Pesquisadores disseram que o animal foi encontrado morto, flutuando perto da Ilha do Faial, no centro do Atlântico Norte, em dezembro.
Embora a descoberta tenha sido feita no ano passado, os detalhes só foram publicados recentemente pelo Journal of Fish Biology. Estudado por investigadores da Associação Naturalista do Atlântico e da Universidade dos Açores para dados biométricos e morfológicos, ambos em Portugal, o peixe foi pesado, medido e teve amostras de tecido recolhidas para testes de DNA.
Existem cerca de 29.000 espécies de peixes ósseos, que possuem uma estrutura óssea esquelética, tornando-os a maioria das espécies de peixes do mundo.
A carcaça deste animal encontrado em Portugal é mais de 400 kg mais pesada do que o recordista mundial anterior para os peixes ósseos – um peixe-lua gigante fêmea de 2.300 kg, capturado em Kamogawa, no Japão, em 1996.
O peixe-lua foi pesado com um dinamômetro de escala de guindaste – um dispositivo projetado para pesar cargas normalmente içadas por um guindaste – após ser levantado do solo usando uma empilhadeira.
CNN Brasil
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado