As fortes chuvas que voltaram a cair no Rio Grande do Sul neste domingo (23) fizeram com que o nível do Lago Guaíba voltasse a subir. De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), às 9h15 da manhã de hoje, na Usina do Gasômetro, o volume de água estava em 3,39 metros, 24 centímetros acima da cota de alerta, que é de 3,15 metros.
Esse número significa que em 24 horas, houve um aumento de 19 centímetros, já que às 9h de ontem o lago registrava 3,20 metros.
Com isso, a Defesa Civil de Guaíba, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, emitiu um alerta nesta madrugada aconselhando que os moradores do entorno do lago procurassem um local seguro, por que está prevista a incidência de ventos até amanhã, o que deve gerar novos alagamentos.
“Devido a incidência de vento sul e sudeste, previstos para ocorrerem até a terça-feira, 25/06, ocasionando o represamento da água do lago Guaíba, haverá um aumento no nível das águas, o que pode ocasionar alagamentos em alguns pontos localizados nas margens do Guaíba”, orientou por meio das redes sociais.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a alta do lago se deveu também pelo aumento de volume de água do Rio Jacuí, maior afluente do Guaíba. A vazão do Jacuí seguirá alta em direção à Porto Alegre, o que manterá o lago cheio.
Os meteorologistas alertam que há possibilidades de alagamentos, mas não será uma repetição do mês de maio, quando o lago atingiu o recorde de 5,35 metros.
As fortes chuvas dos meses de abril e maio deixaram 177 pessoas mortas, 37 ainda estão desaparecidas, 800 foram feridas e mais de 10 mil morados do estado seguem desalojados, de acordo com a Defesa Civil do RS.
R7
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado