Postos do RN aumentam preço porque precisam comprar gasolina do CE, PE e até BA, explica Sindipostos

13 de Outubro 2022 - 11h14

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos/RN) divulgou uma nota explicando o aumento do preço da gasolina em Natal. No início do mês, houve uma polêmica nos postos do RN diante de um aumento que, naquele momento, até confirmado pelo Procon Natal, não se justificativa. Agora, segundo o Sindipostos, além da necessidade de comprar gasolina em outros estados, os proprietários de postos do RN ainda estão sofrendo com o aumento internacional dos barris de Petróleo. 

Segue a nota na íntegra: 

"O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo vem a público esclarecer que tem observado que as distribuidoras que atuam no mercado do RN estão impondo aumentos de preços nos combustíveis que entregam às revendas, o que estaria impactando nos valores praticados nas bombas. Tais aumentos – repassados para o consumidor pelos postos – seriam frutos basicamente de dois motivos. 

O primeiro é que há pelo menos dois meses está havendo dificuldade de abastecimento na Base de Guamaré, com falta recorrente de alguns combustíveis, cujas quantidades disponibilizadas são insuficientes para atender ao mercado potiguar. Isso tem obrigado as distribuidoras a buscar estes produtos no Ceará, em Pernambuco e até mesmo na Bahia, o que eleva o custo final.

Além disso, a elevação do preço internacional do barril de petróleo se reflete no preço praticado no mercado como um todo. Este reflexo se dá pelo fato de que a Petrobras, que tem evitado repassar esta alta do preço internacional para o mercado local, não consegue, sozinha, abastecer o país. Com isso, o mercado precisa recorrer a refinarias privadas, como a da Bahia – que já elevou seus preços – ou mesmo à importação direta, também já com o impacto da cotação internacional inflacionada."

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias