Projeto Esportivo potiguar coleciona títulos e faz mais 3 campeões brasileiros de Jiu Jitsu Kids CBJJ
6 jovens potiguares foram à São Paulo neste último final de semana e trouxeram na bagagem mais uma façanha conquistada no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Kids – CBJJ 2024. 3 deles foram campeões, 2 foram medalhistas de bronze e o outro ficou em quinto lugar. Todos eles fazem parte do Grow Association, um projeto esportivo criado em janeiro do ano passado e que desde então vem colecionando conquistas em todas as competições nacionais e internacionais.
“Muito feliz com os frutos colhidos no segundo ano do nosso projeto. A manutenção dos resultados expressivos nos fortalece e, por consequência, nos faz continuar na árdua tarefa de formar competidores por meio do alto rendimento. É importante parabenizar nossos professores (técnicos), os pais dos atletas, os nossos colaboradores (Auxiliadora de Natal, Seda College, CT 084, Potiguar Tratores e FXS Kimonos) e, principalmente os garotos que se dedicam exaustivamente nos treinos diários”, destaca Sílvio Romero, Coordenador Administrativo do Grow Association.
O campeonato brasileiro foi o maior evento kids de todos os tempos e reuniu 3.500 atletas. Foi disputado no Ginásio Poliesportivo José Correa, na cidade paulista de Barueri, nos dias 22 e 23 de junho. Os 3 Campeões brasileiros são Gabriel Silva, de Assu (14 anos); Davi Vieira, de Parnamirim (15 anos); e Sílvio Júnior, de Natal (13 anos). Silvinho inclusive é bicampeão, já que também conquistou o título em 2023. Vitor Santos, de São Paulo do Potengi, (7 anos) e Helena Vinagre, de Baía Formosa (13 anos), ficaram em terceiro lugar. Já Hyanrri dos Santos, de Parnamirim (15 anos), foi quinto colocado.
“Estar no campeonato brasileiro mais uma vez foi algo muito engrandecedor para a minha carreira como professor e pioneiro do trabalho profissional em equipe infantil do nosso estado e no Nordeste. Me sinto muito realizado em ter iniciado esse trabalho e fico feliz em ver outros professores seguindo e desenvolvendo esse modelo. O jiu-jitsu infantil potiguar cresce e nosso estado se torna cada vez mais expressivo nos cenários nacional e mundial", comemora Tutu Calixto, diretor técnico da Grow Association.
SOBRE O PROJETO
O trabalho da Grow Association (Associação para Crescer) começou em janeiro de 2023 com dez atletas Kids de várias cidades potiguares e tem como propostas centrais o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, suporte metodológico e equipe multiproprofissional formada por nutricionistas, psicológos, fisioterapeutas, assistentes sociais e professores de educação física. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais em esportes como jiu-jitsu, judô, wrestling e grappling.
Se começou com apenas 10 jovens, hoje o Projeto Grow Association já atende cerca de 50 crianças e adolescentes de diversas cidades do Estado.
APOIO DO GOVERNO DO ESTADO
O projeto era contemplado pelo Programa RN + Esporte, uma política pública do Governo do Estado que consiste no incentivo ao esporte e funciona nos moldes da lei de incentivo à cultura, destinando recursos mediante renúncia fiscal. Como o edital tem validade de 1 ano, o apoio se encerrou no último mês de abril último. Os coordenadores já deram entrada nos trâmites para renovação e agora aguardam a nova publicação.
"Esse apoio foi fundamental no ano passado. Somos muito gratos ao Governo do Estado e já mostramos que trabalho sério e resultados nós temos. Agora estamos na torcida pela renovação do apoio pra que possamos seguir lutando por mais sucesso e pelo futuro desses meninos e meninas”, ressalta Sílvio Romero.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado