A Varicela, ou catapora, é uma doença com alto potencial de contágio transmitida pelo vírus Varicela-Zoster. Como a situação epidemiológica é sazonal, a Varicela geralmente apresenta aumento de notificações entre os meses de outubro e fevereiro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal reforça os cuidados para a prevenção e controle devido ao período de alerta para o aumento do número de casos da doença.
Natal registrou em 2023 cerca de 48 diagnósticos isolados notificados durante o ano da doença e 3 surtos, tanto em ambientes institucionais como em casos de mais de duas pessoas com vínculo entre si. Já em 2024, os casos isolados confirmados até o momento são 38 e o número de surtos mantém-se o mesmo, de 3 registros.
Podendo causar erupções na pele e coceiras, a infecção pela catapora se manifesta com mais frequência no público infantil, mas de forma benigna, já quando ocorre na fase adulta pode levar a maiores complicações. De fácil transmissão, o contágio se dá por meio de contato físico com secreções respiratórias ou o líquido de bolhas formadas na pele.
Alguns sintomas da doença incluem febre, bolhas no corpo e em mucosas, mal-estar, coceira, dor de cabeça e no corpo e perda de apetite, com período de incubação de 4 a 16 dias. Não há tratamento específico para a catapora, os sinais podem ser amenizados com higiene feita de forma cautelosa com água e sabão no banho e evitar coçar para não ferir a pele.
A imunização contra a catapora está sendo aplicada com o imunizante tetra viral (que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela), sendo indicada para crianças aos 15 meses e aos 4 anos. Atualmente cerca de 47% do público alvo no município recebeu a vacina para se prevenir contra a doença. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras dos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
Caso tenha contato com uma pessoa infectada, é importante ficar atento ao aparecimento de sintomas de varicela no corpo, e procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade do diagnóstico.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado