Terremoto na Turquia e Síria deixa mais de 1.200 mortos e 3 mil feridos

06 de Fevereiro 2023 - 10h53

Na manhã desta segunda-feira (06), um forte terremoto de magnitude 7.9 graus atingiu a região da Turquia, próximo da fronteira com a Síria. Segundo agências de notícias, mais de 1.200 pessoas morreram, deixando mais 400 desaparecidos e 3 mil pessoas estão feridas.

Onze minutos após o primeiro tremor, um outro, de 6,7 graus, atingiu a região central da Turquia.

Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o tremor foi a 10 km da superfície. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro foi no distrito de Pazarick, na província de Kahramanmaras, a 23 km da província de Nurdagi, no sul do país.

O território da Turquia está sobre o encontro de duas placas tectônicas, que são como blocos que fututam sobre uma das camadas do interior da Terra. Elas se mexem de forma contrária, se chocando ou lado a lado. Quando as placas se movimentam nos dois últimos cenários, acabam provocando os tremores.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lamentou as mortes em um perfil oficial no Twitter.

“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmara? e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”

Os reflexos dos tremores deixaram várias casas e edifícios abalados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias