Zelensky anuncia retirada obrigatória da região de Donetsk, na Ucrânia

30 de julho 2022 - 17h06

O governo ucraniano decidiu pela retirada obrigatória de pessoas na região ao redor da cidade de Donetsk, no leste do país, cenário de combates violentos com a Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelensky, neste sábado (30).

Em um pronunciamento feito pela TV, Zelensky também disse que as centenas de milhares de pessoas que ainda estão em zonas de combate na região de Donbass precisam sair do local.

“Quanto mais pessoas deixarem a região de Donetsk agora, menos pessoas o exército russo terá tempo para matar”, disse ele, acrescentando que os moradores receberão indenização.

Separadamente, a mídia ucraniana citou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk, dizendo que a retirada precisava ocorrer antes do início do inverno, já que o suprimento de gás natural da região foi destruído.

Zelensky disse que centenas de milhares de pessoas ainda vivem em áreas de Donbass, onde os ataques são constantes.

“Muitos se recusam a sair, mas isso ainda precisa ser feito”, disse ele. “Se você tiver a oportunidade, por favor, fale com aqueles que ainda permanecem nas zonas de combate em Donbass. Por favor, convença-os de que é necessário sair.”

Donetsk fica na região de Donbass, no leste da Ucrânia, que sofreu uma pesada ofensiva russa nos últimos meses. Em uma medida denunciada pelo Ocidente e pela Ucrânia, a Rússia reconheceu a autoproclamada independência da Donetsk (RPD) e da República Popular de Luhansk (LNR) – outra entidade separatista no Donbas – em 21 de fevereiro, três dias antes de a Rússia lançar sua invasão.

CNN Brasil

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias