Os representantes dos clubes que integram a primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026 definiram os detalhes da competição em reunião do Conselho Técnico realizado nesta terça-feira (11), na sede da FNF.
Com a proposta de manter o formato 2025, o sistema de disputa será em grupo único, todos contra todos em jogos de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificam direto para a semifinal. Do 3° ao 6° colocados participam de um mata-mata. O terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso direto.
Novidades
A fase semifinal terá uma mudança em relação à edição 2025. O primeiro colocado da fase de grupos enfrenta o pior índice técnico da fase de grupos que se classificar no Mata-Mata. A semifinal terá jogos de ida e volta.
A final do Campeonato será realizada em dois jogos na Arena das Dunas com renda dividida, podendo haver alteração de acordo com a conveniência dos clubes envolvidos na partida.
Tabela básica
O Clássico ABC x América será realizado na 4ª rodada. Por concordância dos clubes, o Clássico-Rei será disputado na Arena das Dunas, com mando do América.
A 1ª rodada está marcada para 10 e 11 de janeiro:
Santa Cruz x Potiguar de Mossoró
América x vice-campeão da 2D
Globo x Campeão da 2ª Divisão
ABC x Laguna
O calendário foi apreciado e aprovado pela diretoria de competições da CBF. Os dias de semana ficam livres para jogos da Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Estádios
Os participantes devem indicar um estádio principal e um alternativo. Arena das Dunas é considerado neutro, a todos os clubes. Em 23 de novembro deverão ser apresentados os laudos dos equipamentos. A FNF reforça a necessidade de indicação de estádios com capacidade de receber público, e vai enviar aos participantes a legislação com os itens exigidos.
Para a primeira fase, deverão ser indicados estádios com capacidade de público de mil pessoas. Para a fase semifinal e final, a capacidade deverá ser de 3 mil pessoas.
A grande final do Campeonato Potiguar 2026 está prevista para 21 de março (texto e foto do site da FNF).
Do Blog
Sem grandes novidades, espero que a entidade se pronuncie, anuncie uma premiação, afinal quase todas as competições de futebol no mundo exigem, se cobra uma parcela do lucro que os clubes proporcionam às federações. E mesmo sabendo que o nosso Campeonato não é tão atrativo financeiramente, ainda assim, é preciso que sejam premiados campeão e vice. E acho ainda que deveríamos trazer de volta eventos que chamem o interesse do torcedor. O Cajulino nas escolas, escolha dos melhores do ano, onde seriam premiados o artilheiro, craque, goleiro menos vazado, jogador mais disciplinado, melhor árbitro, com os quesitos subjetivos sendo decidido por voto direito. Acho que a nossa competição em 2026, com o que vêm apresentando algumas equipes na Segundona, sabendo da força do Laguna, das apostas mais altas do Santa Cruz, certamente vamos ter um certame bem atraente.