Logo 96FM

som+conteúdo

1820x400px.gif

Política

Lula avaliará incluir reforma do Judiciário em plano de governo

LULA20.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua coligação para as eleições de 2026 vão avaliar incluir a reforma do Poder Judiciário em seu programa de governo — documento que serve como espécie de carta de apresentação das propostas do candidato para o pleito.

A noticia é de DANILO MOLITERNO. O PT (Partido dos Trabalhadores) realiza nesta terça-feira (9) um seminário sobre o tema em sua sede em Brasília. Segundo membros da pré-campanha petista, haverá posteriormente uma avaliação sobre a inclusão dos resultados do debate no programa de governo.
A pré-campanha de Lula já trabalha o documento. Segundo apurou a CNN Brasil, a ideia do grupo que elabora o texto é concluí-lo até o dia 15 de julho e então submetê-lo a Lula e sua coligação.
O presidente nacional do PT e futuro coordenador-geral da campanha de Lula, Edinho Silva, foi questionado sobre o assunto no evento desta terça. O dirigente destacou que abordar ou não o tema no documento será uma decisão de Lula.

"Queremos que o PT comece a pensar uma proposta. Se houver consenso com os demais partidos e o presidente Lula achar conveniente debater, será importante. Mas o mais relevante é o partido iniciar esse debate. E a partir do seminário faremos um resumo e começaremos a discutir nas instâncias do PT uma proposta", disse.
Edinho defendeu que a reforma passe, por exemplo, por fortalecer o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) — órgão de controle e fiscalização do Judiciário. "Podemos ampliar a representatividade do CNJ, criar um maior controle pela sociedade civil do Judiciário", avaliou.

O debate na sede do PT contou com quadros partidários e juristas ligados à sigla.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado