Um terremoto de magnitude 7,6 na Escala Richter atingiu o nordeste do Japão nesta 2ª feira (8.dez.2025), às 23h15 no horário local (11h15 no horário de Brasília). A JMA (agência meteorológica do Japão) emitiu alertas de tsunami e ordens de evacuação para residentes das áreas costeiras afetadas. A informação é do Poder360.
A primeira-ministra Sanae Takaichi (Partido Liberal Democrata, direita) pediu que moradores das áreas afetadas sigam para um local seguro “imediatamente” e não saiam de lá até nova orientação das autoridades.
“Para aqueles que residem nas áreas costeiras do Pacífico central de Hokkaido, nas áreas costeiras do Pacífico da Prefeitura de Aomori e na Prefeitura de Iwate, onde foi emitido um alerta de tsunami, por favor, evacuem imediatamente para um local seguro, como um terreno elevado ou um edifício de evacuação”, afirmou.
A JMA emitiu alertas de tsunami para as prefeituras de Hokkaido, Aomori e Iwate, onde tsunamis com altura entre 20 e 50 cm já foram observados em diversos portos.
O Japão está em uma região historicamente com alta incidência de tremores. Isso se dá porque o país fica localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, onde há forte atividade vulcânica e sísmica em razão do encontro dos limites de diversas placas tectônicas.