ABC vence o Potyguar em bolas paradas e espera o adversário da decisão

05 de Fevereiro 2022 - 23h49

O ABC venceu o Potyguar de Currais Novos de 2 a 0. Mesmo placar da partida da fase de classificação, mesmos autores dos gols - Wallyson e Richardson -a única coisa que mudou é que na primeira partida Richardson marcou o tento chutando no canto, desta vez foi de cabeça. Walysson, duas vezes, de tiro livre. O ABC garante vaga na final e vantagem de jogar em casa e pelo empate, seja contra Força e Luz ou América, que se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena das Dunas.

E o jogo. Ruim. Esperava muito mais do ABC. Aliás, no primeiro duelo, o time alvinegro rendeu e criou muito mais. Na partida deste sábado se resumiu às jogadas de bola parada, de onde saíram os dois gols e alguma boas criações da dupla Fábio Lima e Felipinho. Wallyson, de novo, destaque da partida, pois é o armador das iniciativas de ataques, quase todas, do ABC. Pouco envolvimento no primeiro e os gols.

Faltou, de novo, mais participação do ala direita Luiz Gustavo. Ítalo Henrique e Erick Varão, volante, andaram e criaram muito pouco, se bem que o Varão cresceu um pouco no segundo tempo. E nessa etapa da partida, o alvinegro caiu de rendimento, entendo que pelas muitas mudanças feitas pelo Moacir Júnior. O Thallys acrescentou um pouco mais no lado direito, mas não o suficiente. Os meninos entraram, Wallyson foi poupado e ficou nisso. Se bem que o alvinegro quase marca o terceiro em bela jogada do Fábio Lima. Nesse lance, na sobra da trave, o Allison Baixinho, no meu entendimento sofreu carga, pênalti não marcado.

Arbitragem ruim

Um jogo de muitas falhas da arbitragem. O Tarcísio Flores me pareceu muito inseguro, deixou que jogadores, principalmente do ABC se utilizassem de jogadas violentas, casos de Felipinho e Porozo. O zagueiro Richardson, um dos melhores em campo, deveria ter sido expulso, pois já tinha amarelo e parou com falta dura um contra-ataque montado por Thiago Potiguar. E marcou um pênalti que não vi e deixou de marcar um que achei claro. Foi isso que vi.

O Potyguar

A equipe de Hígor César veio com a proposta definida de muita defesa e para minha surpresa sem utilizar suas melhores armas - criação de Thiago Potiguar para Xilu e Bisneto e nem se valeu das passagens do ala Eduardo, um dos destaques da equipe. Depois que tomou os gols a equipe reclamou muito e pouco fez para merecer mudar a história da partida. Nunca vi uma trinca de jogadores de meio-campo jogar tanto para os lados e para trás.

Moacir Júnior

No final da partida, como sempre faz, o treindor do ABC, em entrevista à imprensa, elogiou sua equipe, o "planejamento", dele, disse que o time fez gols de jogadas treinadas e afirmou que poderia ter feito mais, seria merecido. Não acho. Defendeu rendimento dos meiocampistas, falou que não tem reservas, a balela de sempre, e sobre Varão garantiu que pode utilizá-lo de três formas diferentes, com isso até concordo. Ainda cometeu o ato falho de falar como a decisão fosse o clássico, já tirando o Força e Luz da jogada, mas ainda fez um remento, mal feito, mas fez.

Pênalti, não!

Vi e revi várias vezes o lance do pênalti. E continuo com a mesma opinião. Não foi penalidade cometida pelo Wallef sobre o Luiz Gustavo. O que entendo:  o goleiro saiu com deveria, para abafar o chute e não fez nada mais que isso. O Luiz Gustavo finalizou tentando encobrir e depois se enrrosca, bate no corpo do goleiro, já caído, e desaba. O choque foi de jogo, antes, não houve a penalidade. Não mudo. Alguns colegas da rádio acham que houve a falta, inclusive o repórter Lucas Costa, no campo, Mállyk Nagib, que viu lances da tevê também, mas mantenho minha primeiro impressão. O goleiro, insisto, iterceptou a bola e depois houve o choque. Inclusive, o Luiz Gustavo não pegaria mais a bola, pois já tinha um defensor azul na parada.

Destaques

Wallyson, Richardson e Fábio Lima, os destaques do ABC na partida. Só Luiz Gustavo e Jefinho não foram muito bem. Ítalo Henrique e Varão, esperava mais. Felipinho foi bem e os que entraram - Thallys, Porozo, Allison Baixinho, China e Thallyson - não apareceram porque a equipe se descarecterizou. Vi o Thallyson, ala da base, pela primeira vez, gostei de suas três participações no jogo. O goleiro Pedro Paulo, creio, ainda não foi testado como se deve para uma avaliação mais segura.

Bola cheia e bola murcha

Boa cheia do Jogo, a equipe de esportes da 96 FM - Ed Oliveira, Eu e Lucas Costa - escolheu o Wallyson, três votos.
Boa murcha, o Douglas Bomba, do Potyguar, com dois votos - meu e de Lucas Costa, Ed Oliveira votou em Jefinho. 

ES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias