Cientistas testam pílula que imita benefícios do exercício físico: como funciona?

17 de Outubro 2024 - 11h03

Uma nova pílula pode imitar os benefícios de correr dez quilômetros em alta velocidade e de jejuar. Cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desenvolveram uma molécula capaz de reproduzir os efeitos do exercício físico e da restrição alimentar. Testada com sucesso em ratos, a substância agora está em fase de testes em humanos.

O exercício e o jejum trazem benefícios à saúde, como fortalecimento do coração e redução de gordura no sangue. Esses efeitos são causados pelo aumento dos níveis de lactato e cetonas, que servem como combustível para as células. A nova molécula, chamada LaKe, induz esses efeitos sem a necessidade de exercício ou jejum.

A molécula foi desenvolvida após três anos de pesquisa, e seu diferencial é combinar lactato e cetonas de forma segura, sem os efeitos negativos associados. Atualmente, está sendo testada em humanos para avaliar sua segurança antes de verificar a eficácia.

Embora a molécula seja promissora, não substitui todos os benefícios do exercício físico. Segundo a pesquisadora Christiane Wrann, da Universidade de Harvard, é improvável que uma única pílula possa replicar todos os efeitos positivos do exercício. Esses medicamentos seriam destinados a pessoas doentes ou muito idosas que não podem se exercitar, e não para aqueles que simplesmente evitam a atividade física. informações do UOL.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias