Curtinhas: coisas de nosso pobre futebol, Ednaldo nos envergonha, Martin no JR, Série A e mais

24 de Novembro 2023 - 00h04

As coisas que me adoecem

Coisas que acontecem no futebol potiguar que me adoecem e me faz entender cada vez melhor porque não saímos do "baixíssimo clero" do futebol.  Essa troca de representatividade de Mossoró, que ganhou bonito, no campo para o Baraúnas. Depois esse silêncio e mistério do América e já com a informação do senhor coordenador de comunicação que a primeira semana de treinos, vejam só, a primeira semana, onde todo torcedor está louco pelas novidades, os treinos serão fechados. E por último, não menos imoral e incompreensível a contratação de um treinador sem bagagem pelo ABC, clube centenário, e esse jovem treinador, repito, sem bagagem, ainda tem o direito de trazer toda sua comissão técnica, cachorro, periquito e papagaio. Sempre, sempre e sempre em detrimento dos valores da casa, seja em qualquer função. O mais incompreensível é que Argel, que acabou de deixar o clube, com seu vasto currículo e experiência, só trouxe o seu assistente.

Ednaldo devia pedir o "boné"

Depois dos acontecimentos na partida Brasil x Argentina, Eliminatórias da Copa do Mundo, vou repetir John Textor, mandatário do Fogão,  acho que o dirigente baiano Ednaldo Rodrigues, incompetente, desmoralizado e sem status, não passando de um borra-botas que vivia a cercar dirigentes influentes até chegar ao cargo máximo, não se sabe como, deveria ter vergonha na cara e pedir para sair. O futebol pentacampeão do mundo não pode continuar sendo comandado por um sujeito tão sem bagagem e respeito. Infelizmente, esse é o retrato do futebol brasileiro e não é diferente nas federações do Brasil. Cito o exemplo parecido de José Vanildo da Silva que, de vice sem nenhuma qualificação, se tornou presidente, estando no cargo desde 2007 sem realizar eleições democráticas. Não dá para crer nesse tipo de gestão.

Rafael Lacerda e comitiva

Toda a comissão técnica de Rafael Lacerda chegou com ele ao ABC: o auxiliar-técnico João Antônio, o preparador físico Anderson Kuki e o analista de desempenho Mateus Bolívar. A Comunicação do ABC acabou de confirmar que Lacerda será apresentado à imprensa nesta sexta-feira, às 14h30, no auditório do clube. Como acontece na chegada dos estrangeiros a Natal toda uma força-tarefa entra em ação para abrir os caminhos, dar boas vindas e encher o cara de elogios, mesmo sendo, como é o caso do Lacerda, um iniciante. Um camarada que começou a treinar futebol em 2019, tendo passagens apenas por Caxias, Aymoré e Amazonas. Seu desempenho na Série C foi sofrível. E como vocês podem ver, acima, tem a liberdade de trazer um time completo na comissão técnica.

Martin Carvalho no JR

 O dirigente Martin Carvalho foi o entrevistado do Jogo Rápido desta quinta-feira. Claro, não ficamos sabendo de contratações, pois tudo indica que os jogadores que estão na mira, negociados, conversados, ainda estão em atividade. Deduzo que sejam das Séries B e A. O colombiano Salazar já está certo, foi o que ficou claro, quando respondeu que Equador e Colômbia seriam países em que o rubro pode buscar acertos, até pela facilidade de clima, desviando um pouco dos argentinos e uruguaios, quase sempre alvos de times do Sul. A notícia péssima é que, além da falta de notícias, a primeira semana de trabalhos será fechada à imprensa. Esse tipo de coisa chega a ser insuportável e inadmissível. No entanto, para esse povo, imprensa e torcida, não conta, apesar do discurso.

Os garotos ficam

Perguntei sobre alguns garotos da base, Rodrigo, Henrique e Fernando. Esses meninos, garantiu Martin, não serão emprestados, ficarão perto fazendo trabalho de fortalecimento muscular, crescimento acompanhado e trabalho de aperfeiçoamento técnico. O treinador da Copinha, em substituição a João Paulo, que vai para o Santa Cruz, ainda não foi definido, mas chegou a falar que alguns nomes serão analisados. Outro questionamento, sobre jogadores que chegaram como grandes reforços e não deram resposta, caso de Vini Guedes, Marcos Ítalo, Rafinha, Rodriguinho e Matheuzinho, segundo ele, vão sim permanecer, estão nos planos do treinador Marquinhos Santos. "Fazendo a pré-temporada temos confiança no rendimento e comprometimento deles", resumiu Martin.

Tostão no comando

No ABC, treino de Jonidey Tostão, ainda bem que não foi fechado. Mas ele pediu à imprensa que não filmasse os trabalhos de bola parada que ele repetiu à exaustão. Tostão é um ótimo profissional, pena que nunca lhe seja dada uma chance, com moral e contratações, para ele dirigir. É sempre assim. No treino ele praticamente definiu a formação com Michael, Alex Silva, Habraão, Jhonathan e Romário; Nathan Melo, Rhanderson e Ramon Vini; Welliton, Wallyson e Matheus Anjos. Depois Matheus veio para o meio e entrou Maycon Douglas, saindo o Ramon Vini.

Reforços do Time Macho

E o Potiguar continua sua quase reformulação total do plantel. Mas velhos conhecidos estão voltando. O meio-campista Giovanni, de 33 anos, é um deles.  Ele foi campeão estadual em 2013. O reforço tem passagens por Vasco/RJ, Bangu/RJ, River/PI, Amazonas/AM, Tigres do Brasil/RJ, Bonsucesso/RJ e Boavista/RJ.
Outro que retorna depois de bom tempo, é o meia Walber que, em 2021, foi  um dos destaques da equipe no Estadual. Em 11 jogos, Walber marcou três gols e deu cinco assistências. Ele já defendeu Vasco/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Gonçalense/RJ, Cabofriense/RJ, Desportiva Ferroviária/ES, Americano/RJ e Duque de Caxias/RJ.

Wilson chega, Luiz Henrique sai

O Sousa, adversário do ABC na pré-Copa do Nordeste,  continua se reforçando para a temporada de 2024. Depois de anunciar reforços e renovações, o Dino também confirmou a contratação do meia Wilson, destaque do Mossoró na Segundona Potiguar, que teve triste reviravolta. Outra notícia do time paraibano, essa para "levantar orelhas", foi a confirmação da contratação do atacante Luiz Henrique pela Ferroviária de Araraquara. Lembrando que o jogador foi o pivô de um começo de escândalo, denúncia, tentativa de sabe-se lá quê, quando Sousa e a equipe paulista se enfrentaram no duelo que definiu o acesso da Ferroviária à Série C. Muito estranho essa ida.

O caso do Mossoró

Independente de qualquer coisa, esse episódio do Mossoró Esporte Clube depõe contra a FNF. Essa equipe vem jogando desde 2013 de forma ilegal e nunca, nem nos bastidores, nos bochichos, nas conversas reservadas,  ninguém ouviu falar nada desse assunto. Digo isso porque, certamente, por informações cruzadas, pois como amador o Mossoró deve ter recebido verbas, quem sabe para a construção do CT e outras benfeitorias ou projetos, e não se fez questionamentos sobre a destinação? E mais estranho ainda a pressa com que a direção do MEC abriu mão de qualquer disputa na Justiça, pois diante do que vimos ano passado (repito isso todo dia) no episódio Alecrim x Potyguar não existe nada definido que não possa ser modificado por advogados preparados.

Campeonato Feminino

O Campeonato Feminino realiza a 5ª e última rodada da fase de grupos neste fim de semana. No sábado (25), Potyguar Seridoense e Potiguar de Mossoró se enfrentarão às 8h30. O time de Currais Novos tem 3 pontos, na 4ª colocação da tabela. O time mossoroense não pontuou na competição. Às 14h30, Alecrim e União entram em campo. O Alecrim, com 9 pontos, está na 3ª colocação e pode empatar a pontuação do líder União, com 12 pontos, e assumir a liderança pelo confronto direto. No domingo (26), ABC e Monamy encerram a rodada às 8h30. O ABC tem 9 pontos, e ocupa a 2ª colocação na tabela. O Monamy, com 3 pontos, ocupa a 5ª colocação. Na artilharia, Lu lidera com 9 gols e em seguida, Gabi com 7 gols, ambas do União. Ao fim da rodada, os quatro primeiros colocados na tabela de classificação seguem para a fase semifinal. A fase será em jogo único, sem vantagem, o empate levará aos pênaltis. Os jogos da 5ª rodada do Campeonato Potiguar Feminino terão transmissão ao vivo da TV FNF no YouTube.

Flamengo segue vivo

O Flamengo segue vivo na disputa pelo título do Brasileirão! Na noite desta quinta-feira (23), em partida adiada da 30ª rodada, os cariocas venceram o duelo direto contra o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no Maracanã com belo gol de Arrascaeta. O resultado coloca o Rubro-Negro de volta no G-4 e mais vivo do que nunca na disputa pelo título, apenas dois pontos atrás do Palmeiras, enquanto o Massa Bruta fica com três pontos a menos que o líder. O próximo adversário do Flamengo é o América Mineiro, no Parque do Sabiá, domingo.

Botafogo só empata

Segue a crise para Fortaleza e Botafogo. Em partida adiada da 29ª rodada do Brasileirão, na noite desta quinta-feira (23), as duas equipes empataram em 2 a 2 na Arena Castelão. A partida era importante para as duas equipes, que vinham em sequências negativas de resultados. Enquanto o Leão do Pici não vencia há oito jogos, o Alvinegro sofria há seis e ainda chegava pressionado por perder a liderança para o Palmeiras. O Botafogo, parece, não tem mais jeito e o título fica cada vez mais distante, agora que igualou o número de jogos e ele continua na segunda colocação. Na próxima rodada, o Glorioso recebe o Santos, no Engenhão; Palmeiras encara o Fortaleza na Arena Castelão.

Morre Rubens Minelli

Morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, o ex-técnico Rubens Minelli, uma das maiores lendas do futebol nacional. A morte foi informada pelo Internacional, clube pelo qual o paulista fez história nos anos 70.  "Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time bicampeão brasileiro (1975 - 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados", escreveu a equipe."Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil. Descanse em paz, Rubens Minelli", completou.

Nove anos para Daniel Alves

Segundo a agência EFE, o Ministério Público da Espanha pediu nesta quinta-feira (23) nove anos de prisão para o jogador brasileiro Daniel Alves, indiciado por agressão sexual por supostamente ter estuprado uma jovem no banheiro de uma discoteca de Barcelona, ​​em dezembro do ano passado.Além disso, o MP também pediu o pagamento de uma uma indenização de 150 mil euros (R$ 800,65 mil) à vítima, informaram fontes jurídicas ouvidas pela agência. 
Esses são os exemplos de nossos jovens que sonham em brilhar no futebol.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

gabriel 23/11/23 09:40

Saudades do "entregador de camisas "o Mister Luís Castro ex-treinador do Botafogo ...ai entende mané

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado


Gabriel 23/11/23 01:35

"Seu desempenho na C foi sofrível" O cara terminou a primeira fase em 3° lugar, tendo sido líder em várias rodadas com o Amazonas que tinha folha modesta frente aos do Pará, Sul, Sudeste e a máquina da SAF de araque rebaixada. Que loucura de comentário foi esse? É muito recalque 😂😂

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado