Curtinhas: contusões, Rafael Mariano, Léo Franco, Sub-20, Futebol feminino e mais

05 de Setembro 2024 - 22h39

Contusões e contusões

Gente, eu fico me perguntando o que danado está acontecendo no futebol. Quem pode explicar essa avalanche de contusões, na maioria musculares (que não foi o caso de Pedro) nas grandes equipes de futebol do Brasil e do mundo, atingindo também a seleção brasileira? Só nesta última convocação, a comissão foi obrigada a fazer três trocas - Savinho (Lucas Moura), Pedro (João Pedro) e nesta quinta-feira o zagueiro Militão. No Brasil, a lenga-lenga repetida é excesso de jogos, coisa que nunca vou concordar. Os atletas estariam extenuados. Bah!

O goleiro do Alecrim

Rafael Mariano, 33,  é o novo goleiro do Alecrim para o Estadual da Série B.
Natural de Pitangueiras/SP, acumula passagem por Sampaio Corrêa/MA (seu último clube, onde acabou de disputar a Série C do Brasileiro com ótimas atuações) Ferroviário/CE, Serra Branca/PB, Figueirense/SC, Altos/Pl, Concórdia/ SC, Manaus, ABC, Globo entre outros. Ele se junta aos já anunciados Adalberto, Zé Roberto e Yan, zagueiros; Pedro Soares, ala; Peu, Beto, Gustavo, Cleilton, e Nino, meiocampistas, além dos atacantes Paulinho, João Victor,  e   William. O Verdão fez amistoso semana passada e nesta sexta-feira enfrenta o Serra Branca, em Campina Grande.

Edital de convocação

No ABC, além das últimas saídas - Iago e Wesley - é notícia o Edital de Convocação do CD para tratar de apresentação de projeto comercial e outros assuntos (se houver tempo, diz a nota), será que vai ser discutida a eleição, candidaturas e outras coisas. Não tem como não estar na pauta o assunto, creio eu. Estamos aguardando a definição sobre quantas chapas serão inscritas, o pré-candidato Eduardo Machado acredita em, no máximo, três. A reunião será no dia 16, às 19h.

Nada de renovações

O ABC ainda não está cuidando de renovações importantes que deveria fazer. Já perdeu o bom ala Felipe Albuquerque e ainda não sinalizou para a permanência do bom meia Lima, setor onde também não segurou Gabriel Santiago, devolvido ao Vitória; Daria mais uma oportunidade aos atacantes Yago e Emerson Galego, pois não são atletas caros e poderiam desenvolver um bom futebol no Estadual. Renovaria e emprestaria a um dos participantes da Segundona.

Erros repetidos

Vou afirmar, reafirmar duzentas vezes se necessário for: não precisamos buscar jogadores de base em outros estados. Isso é uma vergonha, uma falta de vontade de ter trabalho e querer pegar jogadores prontos e que, na maioria das vezes, não passa de engodo, acabando por tirar a chance de um, melhor, da casa, jogar. Vejo isso todo dia em nosso futebol.

Léo Franco executivo

No América, ainda não existe definição sobre renovações e contratações, mas surgiu um nome no horizonte das possibilidades de ser contratado como executivo de futebol. Trata-se de Léo Franco, que não conhecia, irmão do treinador Ney Franco, que está no Joinville. O profissional tem passagem no Náutico, pouco tempo, e no currículo conta também com dois acessos à Segundona, ambos com o Botafogo-SP. Com ele,  o Náutico contratou 40 jogadores em 2024, mesmo assim não conseguiu classificar à segunda fase.

Futebol Feminino

O fortalecimento do Futebol Feminino foi a pauta principal do Conselho Técnico realizado na sede da FNF nesta quinta-feira (5). Doze clubes compareceram à reunião interessados em participar do torneio. Para além das questões técnicas da organização da competição, o debate girou em torno da busca de apoio para o futebol feminino como um todo.Estiveram presentes na reunião os representantes de ABC, Alecrim, América, Estrela Potiguar, Força e Luz, Globo, Monamy, Potiguar de Mossoró, QFC, Rio Grande, União e UNIVAP.

Futebol Feminino II

E tivemos a novidade da orquestração de pedido de apoio feito pela FNF, em conjunto com os clubes, por intermédio de uma carta aberta endereçada  à Governadora do Rio Grande do Norte,  Fátima Bezerra, ao Prefeito de Natal, Álvaro Dias e a entidades empresariais da indústria e do comércio do RN por apoio ao Futebol Feminino. O documento foi elaborado durante o Conselho Técnico do Campeonato Potiguar Feminino  nesta quinta-feira (5).  

Futebol feminino III

Aí aproveito para perguntar: e a FNF? Também não deve ser endereçada à entidade essa cobrança de apoio. A não ser que todas as taxas cobradas estejam sendo isentas, assim como arbitragens, ambulância, médico e tudo mais. A obrigação maior desse apoio é justamente da Federação, creio eu.

Futebol Feminino IV

E ainda de futebol feminino. Dia desses, acho que foi numa outra oportunidade, tomei conhecimento que o segmento da Fecomércio se mostrou muito sensibilizado com a situação de penúria e  falta de apoio às meninas, e, quem sabe, pode surgir patrocínio para os participantes. Toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda. Um dia, nas cidades do interior, espero, os prefeitos vão reservar pelo menos 10% do que pagam para seus shows megalômanos para o esporte.

Semifinais do Sub-20

O jogo Força e Luz x QFC válido pela semifinal do Campeonato Potiguar Sub-20 teve o local alterado. Anteriormente marcado para o Estádio Juvenal Lamartine, o jogo será realizado no Estádio Frasqueirão. A mudança acontece por solicitação do clube mandante e concordância do clube visitante.
Os horários permanecem os mesmos. O jogo será no próximo domingo (8), às 14h30.
A outra semifinal, Rio Grande x América (foto), está mantida para a manhã do mesmo domingo, no estádio JL, a partir das 8h. Vou arriscar um palpite para a final da competição. Vou apostar numa final de novidade - Rio Grande x QFC. Será que vai dar?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias