Curtinhas: Dado repete TC, três empates, vergonhosas arbitragens, vantagem do Botafogo e mais

16 de julho 2023 - 22h10

O mesmo esquema?

Não vi o jogo do América, ainda estou, cascaveando melhores momentos para ter uma ideia de como foi a partida. Vi apenas o gol meio por acaso do Álvarto e o de empate, do Tibiri. Vi a escalação do América e, surpreso, me deparei com a repetição do mesmo esquema de três jogadores de meio-campo, mas desta vez com dois segundo volantes e um meia, além da manutenção do Álvaro no comando do ataque. E agora, depois do gol, é que deve ser mantido mesmo. Não sei na partida deste domingo, mas até então, não vi nada que o fizesse merecer ser titular. Incrível que uma partida de Série C a gente não consiga ter imagens de melhores momentos. Me parece, no entanto, que o América melhorou quando entraram Wallace e Elvinho, com o Matheuzinho (foto) mantido. Não dá nem para dizer se o meia fez uma boa estreia.

Potiguar merece elogios

O Jogo do Potiguar de Mossoró teve sim melhores momentos. O que pude constatar é que o Santa Cruz vinha na base do abafa, levantando na área para achar o gol. Nas vezes que o Time Macho descia, pelo contrário, inclusive no belo gol marcado, era em jogadas trabalhadas, trocas de passes pensados. E antes mesmo de fazer o primeiro, em jogada igual, o Robert perdeu cara a cara. E no final da partida, o Michel deu chutaço de fora da área e Vitinho, em jogada também de qualidade, perdeu a chance de marcar o gol da classificação. No final da partida, quase briga entre os jogadores em campo e depois tentativa de invasão da torcida. Futebol do Brasil caminha para o fundo do poço.

Os três empates

O futebol potiguar teve um final de semana sem vitórias, mas também sem derrotas, todos jogando fora de casa empataram e outra curiosidade, pelo mesmo placar, 1 a 1. Quer mais coincidência? Os três saíram na frente do placar. Começou com o ABC no sábado, abriu 1 a 0 sobre o Juventude, gol de Fábio Lima, lindo passe do Wallace, no Alfredo Jaconi, depois cedeu empate em penalidade "mandrake", anotado por Nenê. O América, em Terezina, abriu o marcador com Álvaro, passe do estreante Matheuzinho,depois o Altos igualou o placar com o ex-ABC Souza Tibiri. E o Potiguar, fez 1 a 0, bonito, jogada trabalhada com Romeu e Wilson, gol do dez. O Santa Cruz pressionou e empatou com Maranhão. Seriam ótimos resultados para ABC e América se não fosse a situação delicada de ambos.

Descalabro da arbitragem

Um final de semana onde ficou mais evidente ainda o descalabro dessa arbitragem brasileira. O VAR, que supostamente viria para evitar erros grosseiros está sendo utilizado, como sempre nesses apitos descarados, de muleta para árbitros ruins e sua utilização depende muito, fica evidente do interesse do time da casa, isso quando não temos jogos grandes. O ABC foi prejudicado pelo descarado e ruim soprador Maguinelson, do DF. Um pênalti que merecia revisão a favor do time da casa e outro claro, trombada em Matheus Anjos que ele ignorou. Sem falar as inversões e tratamento desigual aos jogadores.

Pênaltis invertidos 

Continua. No clássico paulista, no Morumbi, o São Paulo abriu um placar em penalidade também "mandrake" marcada sobre o Caleri. Mesmo lance do Richardson do ABC. O zagueiro coloca o pé, o cara sai da jogada e deixa o seu para o contato. Mais incrível ainda foi marcado na Série C, a favor do CSA, que não vencia há cinco jogos. Os atacantes e zagueiros dividiram a bola no ar, nada aconteceu, mas a infração pênalti foi marcada. Já o Felipe Melo, do Flu, já tinha dado a trombada no Arrascaeta, antes mesmo da bola chega e mesmo assim, o soprador nada marcou. Nas faltas que ele não assinalou e ele teve que voltar atrás depois de gols marcados, um para cada lado. Vergonha!

A gritaria

Eu sei que vai ter uma turminha dizendo que é antiético, mas meu amigo, como ouvinte e telespectador eu fico adoecido com  a gritaria de alguns narradores esportivos. Uma agonia para chamar a atenção, para fazer diferente, mesmo sendo bizarro, porque sabe que nesses tempos malucos que vivemos de desesperados em busca de likes, para eles vale tudo. Ninguém se incomoda de parecer, ou mesmo, ser ridículo. Sem falar nos comentaristas que mudam de opinião a cada lance, ou partida.

Ciel não servia

Final da  temporada passada falou-se no nome de Ciel para o ABC. Não sei quem vetou, mas acho bem provável que tenha sido o dono do clube à época, o Fernando Marchiori. Ciel marcou mais três gols hoje na vitória do Ferrão que faz a melhor campanha da Série D, porque tem um time que, sem dúvida, venceria muitos da Série C e até alguns da B.Eles preferiram Tocantins, Rafael Silva, De Paula, Welliton, Caique, Márcio Azevedo, mais velho que Ciel e que não estava em atividade. Sem falar em Romeu, Wilson, Michel Potiguar, Vitinho, Marquinhos Taipu jogando muito pelo Potiguar.

Jogos da Série B

Pela Série B, neste domingo, mais dois jogos, Mirassol e Ceará empatam em 1 a 1. Erick, de pênalti, marcou para o Vovô. Chico Kim, no fim do primeiro tempo, descontou para o Mirassol. E no Barradão, o Vitória venceu e está de volta ao G-4 da Seguondona. Em uma noite de festa para o torcedor, o Leão ganhou do Novorizontino por 2 a 1, no encerramento da 17ª rodada, gols de Camutanga e Osvaldo, descontando Geovane.

A vantagem do Botafogo

Pela Série A, com os resultados da 15ª rodada, faltando dois jogos que foram adiados - Corinthians x Grêmio, América Mineiro x Vasco,  por conta da Sul-Americana, e Goiás x Atlético/MG, que se enfrentam nesta segunda-feira, o Botafogo abriu a impressionante vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, Flamengo - 39 a 27. Tivemos Cruzeiro 0 x 0 Coritiba, Flu 0 x 0 Fla, São Paulo 4 x 1 Santos, Fortaleza 0 x 1 Cuiabá, Inter 0 x 0 Palmeiras e Athletico/PR 2 x 0 Bahia.
Manchando a Nobre Arte

Tenho que falar, adoro boxe, fui fã de Ali, Tyson, Foreman, digo que Floyd Mayweather Jr. está no nível dos melhores de todos os tempos, gosto muito do Pakiao, Canelo é o melhor em ação hoje, se bem que todo dia surgem grandes lutadores, e vi o cubano David Morell contra o brasileiro Yamaguchi Falcão e fiquei impressionado, assim como sempre vibro nas lutas do incrível Terence Crawford. Mas todo esse arrodeio que fiz foi para dizer de meu repúdio a alguns palhaços que estão denegrindo o nome da nobre arte, fazendo lutas ridículas caça-níqueis e sem qualidade. Ele estão usando, que absurdo, suas exposições nas redes sociais e somente por isso pensam se tornarem lutadores. Assim também como não vejo como boxe os "aposentados" do MMA, caras de tristes figuras como Wanderley Silva e Vítor Belfort, entre outros, estragando o nome que construíram na luta deles lá. Já passaram e não se tocam.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado