Curtinhas: Diniz com moral, Criciúma quer o G4, lembrei de Sandro, Serie B, A e mais

06 de Novembro 2023 - 01h40

A hora e a vez de Diniz

Eu não queria nem saber. Se eu fosse o Diniz eu aproveitava o embalo dessa semana e convocaria Hendrich, do Palmeiras e o herói da conquista da Libertadores, John Kennedy. Sim, sim, imediatismo. Duvido que eles, se entrassem no jogo, fizessem menos que Jesus, Matheus Cunha ou Richarlison. Mas sei que não é assim. Ainda vamos ver o desfile das mesmas "malas" inúteis e torcer por vitórias improváveis contra colombianos e argentinos. O anúncio acontece nesta segunda-feira. Fico me perguntando: o que os meninos que atuam no Brasil precisam fazer para serem convocados. A "maldição" parreirista que, de forma vira-lata, como sempre foi a formação de seus times, disse que o jogador para chegar à seleção tem que passar na Europa. Cancro do nosso futebol.

Cricíúma quer o G4

No ABC, em novidade. Faz tempo que repetimos esse mantra. Aconteceu a estreia do novo time feminino (ver matéria). E comandado por Argel Fuchs e quem restou da comissão técnica, o grupo participou de trabalho tático preparatório neste domingo (5), no CT. Foi o último treino em Natal antes da viagem para o jogo contra o Criciúma/SC. Aliás, para azar do ABC, ou sorte, nunca se sabe, esse duelo é chave para o Tigre catarinense, pois se vencer ele assume um lugar no G4 tirando ninguém menos que o Sport Club de Recife. Ceramente, o Heriberto Hulse deve ter lotação completa. Haja dificuldade para o alvinegro. E ainda tem o quesito arbitragem.  O time carvoeiro busca o bicampeonato da Série B, tíltulo que ganhou em 2002, quando tinha no elenco o Potiguar, cria do ABC, Sandro.

Me lembrei de Sandro

De vez em quando uma olhada no passado de nossos craques, muitos deles esquecidos. Alexsandro Oliveira Duarte, de Janduís, cria do ABC, lembrei dele ao falar do Criciúma. Esse galegão gente boa jogava bola demais. Olha só que currículo: três vezes campeão pelo ABC - 1998, 1999 e 2000. Em 2002 foi campeão brasileiro da Segunda Divisão pelo Criciúma. Aí vem os incrível quatro títulos mineiros - 2003 (esse com a tríplice coroa, pois levou os canecos a Copa do Brasil e do Brasileiro), depois ainda festejou em Minas as conquistas de 2004, 2006 e 2008. Não fossem as 11 cirurgias, dramas de contusões que teve de enfrentar, inteligente, concentrado, profissional, teria sido destaque na seleção brasileira. Wanderley Luxenburgo era seu maior fã.

Marchiori e o "rastro"...

Não quero entrar na seara da vida pessoal, torço enormemente para que o pai do Fernando Marchiori se recupere. Agora, não posso deixar de dizer: por esse rapaz passa deixa um rastro de destruição do que um dia já foi bom futebol. No ABC, ele pegou um time pronto, maravilhoso e enganou com um vice-brasileiro que perdeu por ser incompetete, o time do ABC era infinitamente superior ao Mirassol. Foi para o Náutico. O Timbu na quarta colocação, dentro do G8, e deixou em nono, mantendo-o na Série C. Foi para o Sampaio, que, a bem da verdade, não estava bem, mas não corria riscos. Deixou a equipe num jejum de quatro jogos e esse mesmo Sampaio voltou a perder sábado, em casa, para a Tombense. Por onde ele passa...Pedro Weber me garantiu que o América não fez proposta de três dígitos para ele, espero que não. E o treinador já tem time garantido em 2024: o Santo André e tá querendo levar Wellington Reis e Fábio Lima.

América na Copa Atlântico

O América encerrou sua participação na Copa Atlântico, competição de alto nível e que reuniu grandes clubes do futebol do Nordeste e do Brasil. O time rubro fez ótima partida contra o Palmeiras, perdei de 1 a 0, de forma injusta e prejuicada pela arbitragem. Depois caiu diante do Bahia, 3 a 0; venceu os donos da casa jogando muito bem, de 1 a 0, poderia ter sido mais. E encerrou participação perdendo para a Jacuipense baiana de 1 a 0, esse jogo também não vi. Importante demais para o projeto do time rubro a participação efetiva em competições de alto nível. Vamos ver agora como a meninada se sai na Copinha, próximo desafio. No que diz respeito ao profissional, até agora, nada de novidades, mas é certo que a direção deve ter nomes na agulha e deve anunciar breve, assim como a definição sobre os jogadores que têm contrato, mas deve deixar o clube.

Mossoró continua líder

Na Segunda Divisão, nada mudou. Os favoritos venceram, e o Parnamirim, que vinha se "enxerindo", parece, não vai ter mais vez. O Laguna venceu o Riachuelo de 2 a 0 ( gols de Lucas Salvador e Adriano Napão) e foi a 13 pontos, jogo do sabado pela manhã.  O time organizado que apaga o seu brilho com vitimismo, teoria de conspiração e erros de comando, continua na briga pelo título. À tarde, no Nogueirão, Baraúnas 5 a 0 no Parnamirim (Gols de Bisneto 2, Wester 2 e Radames) e foi a 15 pontos, assumindo, provisoriamente, a liderança com 15 pontos. Só que, neste domingo, à tarde, também no estragado e feio gramado do Frasqueirão, o Mossoró passou o carro sobre o Alecrim vencendo de 4 a 0 (gols Wallace 2, Wilson 2) tomando a primeira colocação do Leão por conta do confronto direto.

30 gols em seis jogos

E para quem gosta de ver gols o final de semana de nosso futebol foi espetacular. Juntando o Campeonato Feminino e Segunda divisão tivemos um saldo impressionante de 19 gols marcados pelas meninas. União 8 x0 Monamy, ABC 2 a 0 Potyguar e Alecrim 8 a 1 Potiguar de Mossoró. Na Segundona, Laguna 2 a 0 Riachuelo, se esperarava um placar mais dilatado, o que acabou acontecendo em jogos que se imaginava mais parelhos, o Baraúnas descambou uma goleada de 5 a 0 sobre o Parnamirim, que vinha de três vitórias, e o Mossoró aplicou 4 a 0 no Alecrim. totalizando o número fechado de 30 gols marcados em seis jogos, média de 5 por partida.

Vitória ainda não confirmou

Barradão lotado neste domingo e festa do sonhado acesso preparado, mas ainda não foi desta vez. Não combinaram com os visitantes. I Vila Nova fez 1 a 0, gol  marcado por Caio Dantas aos 4 minutos da primeira etapa e o empate do Vitória saiu aos 37 do segundo tempo com belo gol de Mateusinho de fora da área. O próximo duelo do Leão baiano será fora de casa, contra o Novorizontino, que, na quinta colocação com 57 pontos (pode ser ultrapasado ao final da rodada) ainda briga pelo acesso.

Palmeiras chegando

E a rodada do Brasileiro? Quase ninguém prestou atenção, todos ligados no Flusão campeão. Grêmio 1 a 0 Bahia, América/NG 1 a 1 Atlético/MG e Palmeiras 1 a 0 Athetico. Vou passar mal se esse time do boçal português tomar o caneco de meu Fogão.  Neste domingo, Bragantino 1 a 0 Corinthians, Cruzeiro 1 a 2 Inter, Fortaleza 0 a 2 Flamengo e Coritba 0 a 1 Goiás. Nesta segunda, deuses do futebol nos acudam: Vasco e Botafogo duelam numa briga espetacular e bem distinta. O Fogão para se manter líder, abrindo um pouco mais de vantagem,e  o time da Cruz de Malta contra o rebaixamento. Se o Vasco vencer sai do Z4. Tem também o Santos precisando muito ganhar do Cuiabá. O outro jogo que completaria essa rodada, Fluminense x São Paulo, foi remarcado para o dia 22/11.

Pelé mais que Messi, CR, Mbappé e Neymar juntos

Tem um vídeo interessante na internet, já circula há muito tempo. Nele são contados os gols que os maiores artilheiros do mundo já tinham marcado quando chegaram à idade de 21 anos.Claro, na lista tem Messi, Neymar, Romário, Haaland, Rivaldo e todos os principais nomes do futebol mundial.  Nessa lista, dos famosos de hoje, Ronaldo registrou 167 gols, depois dele vem Neymar, 140; Mbappe, 116 e por aí vai. O detalhe interessante dessa amostragem é que faltou um nome entre todos. Sabem quem? Edson Arantes do Nascimento. Aos 21 anos ele sozinho superou a soma dos gols de Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mbappé juntos, ele somava 479 gols, o jogador mais perto do Rei do Futebol foi Ronaldo, com 167.  Não por menos, quando o repórter perguntou ao Papa Francisco quem era melhor: Messi ou Maradona, Chiquinho, argentino, colocou Pelé, acima de todos como jogador e ser humano.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado