Vamos ter jogo?
O ABC vai a campo neste sábado (6), às 15h30, contra o Santa Cruz de Natal, em busca de uma vaga na decisão. O duelo acontece no Barretão, em Ceará-Mirim. Para esse confronto, os ingressos destinados estarão à venda na bilheteria do estádio, com os seguintes valores: R$ 50 (meia) e R$100 (inteira). Bom, a notícia acima é das redes sociais do ABC. Será que vamos ter jogo? Está marcado, mas ontem o departamento jurídico do Baraúnas deu entrada no recurso que deve ser analisado pelo presidente do TJD e resposta a ser dada, esperada, na manhã deste sábado, ainda.
Mais Tapetão
Vale o lembrete que também vai para o Tapetão a decisão pelo rebaixamento. O Potyguar Seridoense entrou com notícia de infração contra o Globo, por utilização de um jogador com 20 anos completo como amador em duas partidas deste Campeonato Potiguar. Se confirmada a irregularidade, o time de Ceará- Mirim vai ter que disputar a Segunda Divisão, com o time de Currais Novos permanecendo na elite de nosso futebol. Diante de tanta coisa errada, aumenta imensamente nas redes sociais um clamor por mudanças no comando da FNF, onde José Vanildo atrapalha o nosso futebol desde o ano de 2007.
Michel Assef no Baru
No Jogo Rápido, o repórter Mállyk Nagib trouxe a palavra do renomado jurista Michel Assef, conhecido nacionalmente por já ter defendido grandes clubes em ações de grande repercussão. Ele acredita no direito do Baraúnas, acha que o clube tem a garantia que conquistou em campo, 8 pontos contra 3 do ABC, e deixou clara sua posição de estranheza por ver a rodada ter sido marcada sem que fosse esperado o prazo para análise do recurso. Ouvido ontem, no mesmo programa, o presidente da FNF, José Vanildo, falou em "hipótese" de recurso o que convenhamos, todo mundo já sabia da decisão do time mossoroense em recorrer.
Desfalques do Santa Cruz
Falando das quatro linhas, supondo que vamos ter futebol, mesmo que a rodada possa ser invalidada depois, o Santa Cruz do bom treinador João Paulo tem dois desfalques importantes para o confronto. O volante Pedro Teixeira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Peu, que foi expulso na partida em Currais Novos. Zé Vitor, recentemente contratado, e Gabriel Dubilde são as opções. O restante da equipe deve ser a mesma e só esperar e saber se João Paulo vai utilizar o mesmo esquema que considerei meio "kamikase", com apenas dois homens no meio-campo e quatro atacantes. Se bem que o Igor e o Paulinho recompunham quase sempre.
Mistério de Marcelo Cabo
No ABC, o mistério é total. A situação do clube é tão ruim, inclusive com aquela coisa tronxa de "reunião" e ameaça velada de torcida organizada aos jogadores, que até palpitei que o alvinegro vai vencer essa partida. Não consigo conceber, mesmo sabendo das limitações técnicas de vários jogadores, que a equipe possa continuar a repetir atuações tão ruins. O Marcelo Cabo precisa tirar um coelho da cartola, tem que inventar algo novo, nem que seja pelo lado da psicologia para fazer com que seu time tenha uma postura diferente. Se fosse ele, além de mudar o time, claro, ficaria mostrando repetidamente os raros lances de ataque do ABC contra esse mesmo rival, Santinha.
A volta de Cartaxo
Ainda do ABC, me falou , certa fonte que chamo de "cancão da perna fina" que o presidente Bira Marques teria feito uma proposta pela volta de Gustavo Cartaxo ao comando do futebol do clube. E que ele viria trazendo alguns jogadores do Capital/DF. O mesmo informante me afiançou que essa não seria uma medida de garantia de melhora, pois o campeonato do Distrito Federal é um dos mais fracos do Brasil. E é verdade. Acho que é o certame com mais ex-jogadores em atividade atuando. O oásis dos que teimam em não se aposentar, mesmo já não rendendo quase nada fisica e tecnicamente.
Norberto faz falta
E o América que enfrenta o Potiguar de Mossoró? Bom, já sabemos que Marquinhos Santos não vai poder contar com o zagueiro titular Rafael Jansen e nem o polivalente bom de bola, Norberto. Os dois sentiram desconforto muscular e foram vetados. O Norberto faz falta demais.
Tem a boa notícia da volta de Marcos Ytalo, que cumpriu suspensão automática e, claro, não podemos deixar de citar também a ausência, ainda, do Gustavo Henrique. Pelo menos ele tem a tranquilidade de contar com sua base segura do meio-campo, com Ferreira, Wenderson, Souza e até o Gabriel Davis, se quiser fazer essa opção de ter cinco no meio. Vale lembrar que, conseguindo mais duas vitórias, a equipe natalense se sagra bicampeã estadual, feito que não consegue desde 1980.
Talisson é dúvida no Potiguar
Se falamos do rubro natalense vamos também trazer informações do adversário, o Potiguar de Mossoró. A dúvida do Robson Melo parece ser o atacante Talisson, autor do gol no empate diante do América, na rodada passada. O jogador não treinou nesta sexta-feira, pode estar só sendo poupado, mas preocupa sim. Jogando no Edgarzão, gramado que o adversário desconhece, imaginamos que aumentam as chances de uma surpresa pelo lado do time da terra de Santa Luzia. O treinador Robson Melo e seus jogadores estão muito confiantes num resultado positivo. O Potiguar já conquistou dois títulos estaduais - 2004 e 2013 - e vai em busca desse tri histórico.
O nosso campeonato só tem oito clubes e mesmo assim vai ser um dos últimos, senão o último a ver seu campeão definido. Já seria assim se tudo ocorresse dentro da normalidade, mas agora, com o caso Baraúnas x ABC pode piorar e muito. Apenas dois nordestinos estão na mesma situação que o nosso, se bem que não tem pendenga no Tapetão. O Maranhense e o Sergipano também ainda estão na fase semifinal.
As decisões
No Paraibano, a primeira partida da final será neste sábado, Sousa x Botafogo, com a segunda marcada para sábado, dia 13; o baiano se decide neste domingo, segundo jogo, o Vitória venceu o primeiro de 3 a 2, no Barradão; no Pernambucano, a mesma coisa, o Sport venceu a primeira sobre o Náutico, 2 a 0, nos Aflitos e voltam a se enfrentar neste sábado, também decidindo; mesmo caso do Cearense, empate sem gols no primeiro confronto de Fortaleza x Ceará, o campeão será conhecido neste sábado. Também nas Alagoas tem campeão neste sábado, o CRB venceu o ASA em Arapiraca e joga em casa. Em Brasília, Ceilândia 1 x 1 Capital, e neste sábado a final. Piauí termina neste sábado, Parnahyba 1 x 1 Altos no primeiro duelo.
E claro, não poderíamos deixar de falar nos mais importantes também para torcedores potiguares, não podemos negar. Santos x Palmeiras, segunda partida, o Peixe venceu a primeira de 1 a 0. No Rio, o Flamengo fez 3 a 0 no primeiro duelo contra o Nova Iguaçu. Parece ser a moleza maior. O Grêmio decide com o Juventude, em casa, empatou na Serra de 0 a 0, e Cruzeiro x Atlético em Minas, deu empate de 2 a 2 na primeira. No Paraná, o Furacão ganhou fora de casa ao Maringá, 1 a 0, e decide na sua Arena pelo empate.
O lugar de Daniel Alves
Segundo o relato do "El Periodico", o jogador Daniel Alves disse que agora sua única obrigação é ir ao tribunal semanalmente. “É isso o que me cabe. Eu também não tenho muito mais para fazer”, afirmou ele, de acordo com o jornal. Ele também citou a vida na prisão: “Onde quer que eu vá, sobrevivo. Eu me adapto a tudo, porque para mim não é o lugar que faz a pessoa, e sim a pessoa que faz o lugar”. Na cadeia, creio, pelo crime que cometeu, é o lugar dele, acho eu. A entrevista foi dada num restaurante de Barcelona, enquanto Daniel almoçava com um amigo, de acordo com o jornal.
Mais um grande portuga
O Botafogo anunciou nesta sexta-feira (5) a contratação do técnico Artur Jorge. O comandante português assinou contrato válido até o fim de 2025 com o Alvinegro, após deixar o Braga. Artur Jorge já estava no Rio de Janeiro e marcou presença no Nilton Santos na derrota para o Junior Barranquilla por 3 a 1, pela Libertadores, na última quarta-feira (3).
Mais um "grande" treinador português, terra onde se pratica o melhor futebol do mundo, onde tem tem equipes com vários títulos mundiais e conquistas da sua seleção. É isso mesmo? Esse Botafogo do palhaço Textor não tem jeito mesmo.
Galo nos salva de vexame
O Atlético-MG foi o único brasileiro a sair com vitória na 1ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Nesta quinta-feira (4), o Galo goleou o Caracas fora de casa, por 4 a 1, e assim conseguiu "salvar" uma marca que não acontecia com o país desde 2016. A última vez que o Brasil passou uma rodada inteira da Libertadores sem nenhuma vitória na fase de grupos foi há oito anos.
Realmente, o Galo nos salvou dessa vergonha. Sinceramente, não creio que seja um ano nosso, desta vez, não.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado