Curtinhas: o América merecia, Wallyson em transição, séries B, C, D e mais

11 de Setembro 2023 - 01h58

América não merecia

Sempre que abro o noticiário para ver  resultados, gols, atuações dos jogos da Série C me dá um aperto danado, mais no fígado que no coração. Me incomoda ver, sei que agora é tarde, tantos jogos de times de uma mediocridade impressionante. Fico convencido ainda mais de que, sem Thiago Carvalho, não fosse a má ingerência do povo da SAF nas contratações (não sou contra), tendo valorizado e seguindo com o mesmo time campeão da Série D e seis aquisições de bons jogadores de verdade, não os 18 dos quais se aproveitaram dois, no máximo três, a situação seria outra. Teríamos evitado os absurdos cometidos como abrir mão de Téssio, Iago e Luiz Paulo, ou a cegueira de menosprezar as qualidades de WP, deixando-o no banco, assim como Elvinho, quase sempre posto de forma errada em campo, e desta forma, avalio,  o time rubro ainda estaria na disputa dessa Terceira Divisão de nível baixíssimo. Algumas partidas chegam a fazer a gente corar de vergonha. E digo mais, a coisa é tão ruim na C que os dois times que estão na final da Série D, Ferrão e Ferrinha, como são carinhosamente tratados, estariam, sem dúvida, brigando nessa fase segunda da Série C.

Wallyson em transição

O atacante Wallyson está em processo de transição e na manhã deste sábado (9) realizou uma atividade física sob orientação do fisioterapeuta Júlio Vasquez. A gente espera que o Mago possa voltar e ajudar ao ABC nessa final de Campeonato Brasileiro, na missão, agora, de tão somente de tentar encerrar a participação com dignidade. Na torcida para que até sexta-feira os jogadores Wellington Reis e Romário, principalmente, possam se recuperar para que Argel tenha condição de armar uma equipe minimamente competitiva. O Sport, próximo adversário, vem com tudo, certamente, ainda mais agora depois de grande jogo contra o Criciúma, quando deixou escapar a vitória num duelo de 6 gols e jogando em casa.

Certificados a ex-atletas

Evento marcante promovido pelo Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Norte, presidido pelo ex-goleiro Felipe Augusto Leite. Vai ser na sexta-feira (15), na sede da FNF, a partir das 9h30. Serão entregues certificados de Monitor e Instrutor Técnico emitidos pela SAFERN a mais de 40 ex-atletas de nosso futebol. Que boa nova! Wilson Gotardo, ex-zagueirão famoso, com passagem pelo Fogão, é o convidado especial da entrega. Teremos palestra de Erandy Montenegro e do médico infectologista Antônio Araújo, falando sobre tratamento, cuidados e cura da Hepatite C. 

Não será Ricardo Valério

Já que Mállyk corrigiu nas suas redes sociais eu também o sigo aqui. O repórter gigante da informação foi alertado de que a possibilidade do deputado Hermano Morais ter Ricardo Valério como vice em sua chapa, não procede. O deputado estaria procurando um nome "novo", que tenha sequência e que assumisse depois o clube num mandato seguinte. Como todos ficaram sabendo, o deputado está internado em Recife, onde vai passar por novo procedimento cirúrgico. Ele, contudo, está consciente e tranquilo;

Líder Vitória é goleado

Uma rodada de Série B de resultados surpreendentes a de número 27, principalmente a goleada estonteante do CRB sobre o o líder Vitória por 6 a 0. Também até certo ponto inesperado empate na Ilha do Retiro, Sport 3 x 3 Criciúma. O Novorizontino, que ainda joga na rodada contra o Avaí, na Ressacada, tem a chance de tomar a segunda colocação do Leão. Tivemos ainda a vitória do Guarani sobre a Chape, na Arena Condá, Ceará 3 x 1 Londrina, Tombense 3 x 0 ABC, Ituano 1 x 2 Vila Nova, Ponte Preta 0 x 0 Sampaio, Mirassol 1 x 0 Botafogo/SP e Atlético/GO 3 x 0 Juventude. Vitória (49), Sport (47), Guarani (47) e Novorizontino (45, mas ainda joga) formando o G4. No Z4, ABC (16, Londrina (20), Tombense (25) e Avaí (27).

Brusque de Luizinho Lopes

A segunda fase da Série C segue. No gurpo A, o Brusque, time comum, que o América venceu aqui, mesmo sob o comando de Thiago Carvalho, já vai somando duas vitórias seguidas na segunda fase, despontando como favorito ao acesso. Cresce a moral do treinador Luizinho Lopes, potiguar nascido em Itajá. O time catarinense lidera o grupo com seis pontos. O Operário, com uma derrota e uma vitória 2 a 0 neste domingo sobre o São José. ocupa a segunda colocação. São Bernardo é o terceiro, uma vitória e uma derrota, também três pontos, mas perde no saldo. O Zequinha gaúcho tem duas derrotas.

Voltaço e Papão

 

No Grupo B, Volta Redonda e Paysandu têm os mesmos quatro pontos, mas o time carioca lidera no número de gols marcados, já que somam o mesmo saldo. O Papão venceu o Amazonas fora de casa, 1 a 0, e o Voltaço bateu o Belo de 2 a 1, no Raulino de Oliveira, jogo em que o time paraibano reclamou muito da arbitragem. Não tive oportunidade ver nada da partida, ainda. O que posso dizer é que a cada dia que passa, com VAR e tudo, a arbitragem brasileira nos envergonha cada vez mais. O Botafogo aparece na terceira colocação, três pontos, e o Amazonas em último, com duas derrotas.

Final da Série D nos "trilhos"

O Ferroviário x Ferroviária, final dos trilhos. As duas equipes oriundas de fundações por funcionários de estrada de ferro, tradição de quase todo o país (aqui em Natal também tínhamos o representante) fazem a final da Série D. O Tubarão da Barra confimou a vaga com vitória de 1 a 0, no PV, gol de Ciel, neste domingo. No jogo em Caxias, ida, empate de 1 a 1. Já a Ferroviária de Araquara venceu o Athletic de 2 a 1, jogando fora de casa, e passou tranquilo, pois já havia feito o dever diante de sua torcida, 2 a 0 na ida. A CBF deve confirmar datas dos jogos que, no entanto, devem acontecer nos dias 17 e 24 deste mês. O Ferrão pode conquistar o bi da competição que já venceu em 2018.

Os exageros de sempre

Fernando Diniz fez a sua estreia na seleção brasileira na vitória por 5 a 1 em cima da Bolívia. A CBF disponibilizou um trecho da preleção do treinador aos atletas no vestiário do Estádio Mangueirão, no Pará. Com uma fala calma no início e em seguida aos berros, o treinador do Fluminense disse que os atletas são “heróis de muita gente” e que precisavam encarnar esse espírito. Depois da vitória convincente, com um bom futebol, apesar da fragilidade do rival, começaram os exageros. Tem gente já dispensando Ancelotti e elevando o Diniz às alturas. Não fosse assim não seria o futebol brasileiro. É cedo, mas foi um bom começo.

Neymar alcança Pelé?

Os dois gols que fecharam a vitoriosa estreia de Fernando Diniz na seleção brasileira deram a Neymar o posto de maior artilheiro do país em jogos oficiais. Mas os 79 feitos pelo craque da atual geração ainda estão longe dos 95 de Pelé. O Rei do Futebol é prejudicado pelos critérios da Fifa, que, ao considerar apenas partidas entre seleções, ignora 18 gols marcados por Pelé contra clubes e combinados, algo comum nas décadas de 1950, 60 e 70. Portanto, faltam mais 17 gols para que ele quebra a marca do Rei. Acho que consegue, ele tem muito tempo de seleção. Pelé também tinha, mas resolveu parar muito cedo.

Timão pentacampeão feminino

O Corinthians é pentacampeão do Brasileirão feminino! Neste domingo (10), as Brabas venceram a Ferroviária de virada por 2 a 1 e conquistaram o título na despedida do técnico Arthur Elias da Neo Química Arena. O treinador deixará o cargo em outubro, após a Libertadores, que será sediada na Colômbia, para assumir a seleção brasileira. Jheniffer e Tamires marcaram para o Timão, que ampliou sua hegemonia no país, com cinco taças da competição, sendo a quarta seguida. Mylena Carioca descontou para a Ferrinha.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado