Curtinhas: olho no Papão, Pouso Alegre na final, Fla tropeça, Vini e mais

11 de Setembro 2022 - 21h59

Papão ressurge

Eita, haja reviravolta nesse misterioso futebol. Eu falei que esse Papão não poderia ser deixado de lado. Lá vem ele com tudo para cima do ABC. Durante toda a partida só deu Papão. Muitas situações de gols criadas, muitas finalizações precipítadas, bem natural para um time jogando sob tanta pressão. Teve até um confronto - batida de peito a perito- quase agressão de Mikaekl ao zagueiro capitão Genilson. Incrível como a imprensa é "conciliadora", o cara disse que os dois "bateram boca". O Mikael deu uma peitada no colega e partiu para cima dele, merecia cartão vermelho. O gol do Bicolor, que fez explodir a Curuzu, saiu aos seis minutos do segundo. O atacante Danrley acabou o jejum, ele não marcava desde 30 de maio, diante do Manaus. É seu terceiro gol na Série C. A imprensa paraense coloca o time, de novo, na briga pelo acesso. ABC permanece líder com oito pontos, uma boa vantagem e a matemática é simples: vencer o Papão e subir.

Favoritos topeçam

Eu queria tanto esse outro grupo. Futebol maluco, minha gente. Os favoritos Botafogo/SP e Mirassol tropeçaram feio na rodada que poderia ser de confirmação de suas vagas. O tricolor paulista perdeu dentro de casa para o Aparecidense quase morto de Moacir Júnior, 3 a 2. Não foi imerecido. Os goianos jogaram melhor, foram garfados pelo árbitro que, com VAR e tudo, inventou um penal para o time da casa. No final, sufoco sim, mas o placar ficou mesmo nos 3 a 2 para o Aparecidense, agora na terceira posição. O Mirassol sofreu um gol, depois esteve duas vezes á frente do placar, mas deixou o Volta Redonda empatar no ultimo lance do jogo. Os dois maiorais ainda são favoritos, mas a rodada mostrou que tudo pode acontecer.

Pouso Alegre na final

Bom, o América vai mesmo enfrentar o Pouso Alegre. Se o time rubro natalense não se encolher, se jogar o que sabe, é campeão. Estou exagerando, menosprezando o rival? Não. Apenas me baseando no que vi. O São Bernardo, eu disse semanas atrás, seria o duelo mais difícil, portanto. O gol foi de Neto Paraíba, mesmo placar da partida em Minas e mesmo autor, 2 a 0 no agregado. O confronto apresentou duas grandes chances reais de gols desperdiçadas pelo Amazonas, o restante foi jogo aéreo, o "abafa" sem resultado. Por ter melhor campanha, o Pousão fará a primeira partida aqui em Natal, domingo. Espero que Leandro Sena, de uma vez por todas, faça o América jogar para a frente.

Demagogia

Pense numas bobagens essa coisa de entregar camisa de clube a artista, candidato ou mesmo alguém famoso da imprensa. Os caras não têm nada a ver com o nosso futebol, não estão nem aí para ABC ou América, só pensam em fazer seus shows, suas médias e levar a grana preta de quem gosta de suas músicas. Muita tente gente querendo aparecer ás custas dos bons momentos vividos pelos nossos clubes. Já, já vai aparecer gente "pagando promessa" por título e acesso de ABC e América. Pense numa demagogia geral da nação.

Dorival repete erros

Os treinadores do Flamengo, parece, conservam a marca dos mesmos erros. Renato, Ceni, Paulo Sousa e agora Dorival. Esse muda-muda acaba com qualquer equipe. Um time alternativo, com zagueiros titulares e meiocampistas diferentes, e atacantes suplentes, sem brilho, ficou no empate de 1 a 1 com o time do Goiás, se distanciando mais um pouco do Palmeiras que, claro, agradece. Arrascaeta entrou depois no lugar de Everto Ribeiro, João Gomes para Vidal e Rodinei para Marinho. Bagunça total do Dorival. Cuidado! Futebol não aguenta desaforos! O Inter venceu o Cuiabá e tomou a vice-liderança do Flamengo.

Vasco se complica

O Vasco perdeu, de virada, para o Grêmio, 2 a 1. O Cruzeiro venceu o Operário, 1 a 0, Bahia empatou com o Cricúma, 0 a 0, em Santa Catarina. 29ª rodada, que dizer, as coisas se complicam para o time carioca. O Londrina está na sua cola, 44 pontos, um a menos, enquanto Ituano, Sport e CRB somam 40 e ainda tem mais gente com 39 e 38. Não á toa que o site infobola, do matemático Tristão Garcia, considera os 12 primeiros colocados com chances de acesso à elite do futebol brasileiro. Cruzeiro e Grêmio, que venceram na rodada, aparecem com mais de 90%. Apesar do empate do Bahia com o Criciúma, o Tricolor está na segunda colocação e soma 97%. As chances do time da Cruz de Malta caíram para 53%. Na próxima rodada, o Vasco recebe o candidado a descenso, Náutico, e tem que vencer.

Real de Vini e Rodrygo (foto)

O Real Madrid fez valer o mando de campo e venceu o Mallorca por 4 a 1, no Santiago Bernabéu, e reassumiu a liderança de LaLiga. O triunfo merengue na 5ª rodada do Campeonato Espanhol passou pelos pés dos sempre decisivo Vinicius Jr. e teve gol de Rodrygo. O brasileiro anotou o gol da virada já no segundo tempo do confronto, complementando passe açucarado de Rodrygo, que depois marcou também. Valverde e Rüdiger complementaram o placar para os Blancos, enquanto Muriqi marcou para a equipe visitante.

Exagerados

Imprensa esportiva é exagerada, para não dizer a palavra idiota, em todos os cantos do mundo. Mas a velocidade com que esses espanhóis mudam de opinião e de manchete é alguma coisa espantosa. Sem falar nos absurdos comparativos a cada gol ou triunfo, seja de quem for. Jornal espanhol Marca se empolgou com a atuação de Vinicius Jr. e Rodrygo em vitória do Real Madrid contra o Mallorca e os coloca como "os dois maiores futebolistas do mundo". Calma!!!

Os meninos na Copa

Ainda sobre Vini e Rodrygo, o meu medo é que o treinador Tite com suas convicções e suas múmias remanescentes da Copa passada não atrapalhem esses meninos que pedem passagem, deixando-os no banco ou fora da Copa, como fizeram vários cegos treinadores brasileiros ao longo da história. Careca, Romário, Ronaldo Fenômeno, em 1994, Neymar e Ganso, fora em 2010. E não duvido nada que a gente ainda vai ter que aguentar Firmino, Coutinho, Fabinho, Danilo e Cia.

Ainda querem o ex?

Quase todo dia tem manchete sobre Daniel Alves. Pense num poder de marketing. A murrinha dá um passe, é manchete, faz um drible, também, e assim vai, não sei atendendo ansios de quem, mantendo seu nome em destaque para, muito certamente, aparecer na lista dos convocados para a Copa do Catar para mais uma vergonha nacional. Impressionante. Nós temos alas em grande forma - Gilberto (Benfica), Rodinei (Flamengo), Kellven (Furacão) e o staff do homem convoca só a murrinha do Danilo, deixando claro  que guardam a vaga do ex em atividade no México.

Viralitice titeana

O Brasil tem quatro ou cinco dos melhores times da América latina. Tite convoca a seleção e apenas três jogadores que atuam no Brasil são chamados. Existe uma prova mais cabal de viralatice? A não ser que seja compromisso da CBF só chamar jogadores de sua "lista" de patrocinados. Se ele prega que os convocados precisam estar em ótimos momentos em suas equipes, qual o motivo de não dar chances a Rodineui, kellven, Dudu, Scarpa, João Gomes, ou ainda o Gilberto do Benfica, entre tantos outros?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado