Curtinhas: comando de Diniz, os executivos, Hermano candidato e mais

06 de Setembro 2023 - 02h40

O comando de Diniz

De olho na Bolívia, a Seleção Brasileira Masculina de Futebol realizou nesta terça-feira (5), no Mangueirão, em Belém (PA), uma atividade movimentada. O trabalho foi o primeiro treino do técnico Fernando Diniz à frente do time canarinho. Primeiramente, o grupo fez um trabalho de ativação no vestiário do estádio. Em seguida, a equipe foi a campo e realizou um treino técnico em espaço reduzido. O objetivo foi aprimorar o passe. Na segunda parte dos trabalhos, Fernando Diniz simulou situações de jogo e fez uma atividade de ataque contra defesa. Ele parou o treino em algumas ocasiões para passar instruções aos jogadores. Nas imagens, infelizmente, as mesmíssimas coisas dos treinos de Tite, Mano Menezes e todos que passaram.

Jesus de novo?

A atividade contou com 22 atletas. A única ausência foi Gabriel Jesus, que era esperado no fim da noite de ontem terça (5). A Seleção Brasileira volta ao batente na quarta (6). O treino também será no Mangueirão, a partir das 17h30. Brasil e Bolívia se enfrentam na sexta-feira (8), às 21h45, no Mangueirão, válido pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 (site da CBF). Gabriel Jesus, de novo? Enquanto isso, Vitor Roque, voando baixo, não é lembrado. Sei que ele foi para a pré-olímpica, mas jogador bom tem pular etapas e pode atuar nas duas.

Dá para acreditar?

A gente assiste aos treinos da seleção, as entrevistas e sente, pois fica evidente, que pouca coisa ou nada mudou. A renovação de verdade que o futebol brasileiro precisa, me parece, nunca vai acontecer. Essa meninada listada para a seleção pré-olímpica, alguns deles, já deveriam estar sendo chamada para a principal e começar fazer parte das convocações, se não para jogar, pelo menos ficar no banco de reservas e fazendo parte do grupo.

Danilo?

Não dá mais para ficar ouvindo entrevistas do Danilo, ou oba-oba de outro qualquer sobre o início dos trabalhos do Diniz na seleção. Talvez, um dia, quando ficar abaixo das quatro seleções classificadas para uma Copa do Mundo, isso acontecendo, algo possa muda de verdade. Diniz é um cara inteligente,ótimo treinador, mas tem seus defeitos e duvido que ele consiga domar essas estrelas que se sentem donas da canarinho, vide Neymar e Cia.

Os executivos

Essa minha curta não é direcionada a ABC ou América, mas a todos os clubes que têm, por obrigação, se ficarem reféns de executivos de futebol, profissão que, hoje, comanda o futebol do Brasil. O pior de tudo isso é que, em sua quase totalidades, esse poco nada entende de futebol. Me diga um que pasou em Natal, à exceção de Sérgio Papelin, hoje no Fortaleza, que trouxe algo de positivo.

Os desastres

Me arrepio ao pensar nas figuras dantescas que passaram por nossos maiores, deixando rastro de destruição e dívidas. O último foi esse "sombra" que passou pelo clube rubro e acabou sendo o maior responsável pelas contratações de vários jogadores de baixo nível. O pior é que alguns desses que nada apresentaram têm contrato em vigor e devem permanecer, e recebendo salários consideráveis.

Esperando mais um

O mais grave é que, segundo palavras de Sousa e Pedro Weber, novamente vai vir um executivo de futebol para, só depois de sua chegada se começar a pensar na montagem do elenco. E se vier outro do mesmo nível do "sombra"? Posso citar o exemplo de Cartaxo, do ABC, hoje com mercado e já empregado de novo, e até mesmo do Marcelo Segurado que, ao contrário de quase todos, se for confirmada as informações que chegam do ABC, indicou apenas o volante Nathan Melo. Uns pecam por excesso, outros por omissãoe pouca ingerência. Sempre achei que a montagem de um elenco é coisa muito importante e deve ser feita sempre em grupo;. Quando deixaram Marchiori e Cartaxo só eles montaram o elenco do rebaixamento do ABC.

Laguna contrata

O Laguna, que tenta pela segunda vez o acesso à elite de nosso futebol, contratou o experiente goleiro Rodrigo Carvalho, 39 anos, que teve boas passagens por ABC e Globo. Certamente deve ter sido referendado por Vlamir Machado, com quem já trabalhou. A equipe vegana, primeira SAF do RN, tem um projeto sólido que, confesso, até me surpreendeu por sua continuidade e trabalho com participação, boa, no campeonato de base promovido pela FNF. Não vi os reforços da equipe, mas certamente, a exemplo do ano passado, vem para brigar pelo título. Mossoró e Baraúnas, além do Alecrim, agora comandado pelo veterano Arnaldo Lira, certamente vão promover ótimas disputas.

Explicações

Todo mundo sabe a minha opinião sobre o que realmente sustenta, faz crescer e pode promover futuro promissor a um clube de futebol: categoria de base. Souza falou que é candidato, mudando sua ideia inicial de uma só gestão, falou em reestruturação, que ele iniciou muito bem, encarou com naturaldiade a disputa eleitoral e citou a palavra união, que eu acho difícil, depois de ver os pegas nas reuniões, se concretizar. Assim como Pedro Weber, que concentrou baterias nas melhorias para o próximos ano. Eles também falaram dos erros cometidos, dos cuidados para a temporada vindoura, entre tantas outras coisas. 

Bases em poucas linhas

Mas, voltando ao assunto que acho prioridade absoluta, não sei se descuido da matéria ou continuidade do que já vemos sempre: 

"o investimento nas categorias de base do clube é considerado um dos pilares do projeto a longo prazo, visando o desenvolvimento de jovens talentos e a participação em competições nacionais. Foi anunciada também a inauguração de duas escolinhas de futebol."

Essas três linhas escritas sobre as bases. Veja entrevista completa no Jogo Rápido, no portal 96fm.com.br

Hermano é candidato

Hermano Morais, candidato a presidente do América. O deputado, que já ocupou o cargo em mandato tampão, declarou no Jornal das Seis, com exclusividade, e depois em entevista exclusiva ao Mállyk Nagib para o Jogo Rápido, sua decisão, com promessa de composição, de acompanhamento das ações da SAF e uma administração voltada para o crescimento do clube. Democracia, disputas limpas por voto, transparência, são coisas sempre bem-vindas aos clubes, mas é claro que, já durante o programa, houve reação negativa da torcida que em sua maioria esmagadora já se pronuncia para a continuidade de Sousa. Muitos questionando onde estava o deputado quando o América estava invadido por animais pastando no CT, entre tantas outras indagações.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado