Vamos com calma, Marchiori ainda não é nenhum Rinus Michels

28 de Agosto 2022 - 23h35

No twitter do ABC: 

O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia...

A gente vê muitas coisas engraçadas, exageradas no futebol. Claro, todo mundo no seu papel. Depois da vitória na Curuzu, que não acontecia desde 1985, o técnico Fernando Marchiori se transformou num semideus para a torcida, maior parte, claro, e festejado por todos.

Uma perguntinha chata daqueles que fazem parte do "se". Já pensaram o que estaria sendo dito sobre o treinador se os gigantes Richardson, Ícaro e Afonso não tivessem feito partida tão feliz. O que o Matheus Nogueira não surpreendesse a todos com sua segurança e frieza.

E se ABC tivesse perdido a partida em que o time do estrategista Marchiori deu apenas um chute no gol. Quer dizer: uma cabeçada no gol. E pouco. Sim, jogou com um homem a menos, mas isso foi no segundo tempo. O tempo todo só foi uma única bola, a do gol.

E ainda mais de complicaria as coisas para ele por ter deixado seus dois jogadores de melhor qualidade técnica do ABC hoje, no banco - Wallyson e Guilherme Garré. Cairia por terra, evidente, o "conceito de estratégia" e a pecha elogiosa de estrategista que ele ganhou por conta de uma vitória debaixo de muito sufoco passaria a se chamar "retranqueiro".

Não, não, não estou tirando o mérito do Marchiori, mereceu, participou, remendou a equipe e a sorte tem que trabalha certo. Só estou alertando para os exageros, pois ainda faltam muitos jogos e nada foi ganho ainda, disse isso ao presidente Bira Marques e acho até que ele concordou comigo.

Todos os jogos são duríssimos, mesmo os disputados em casa. Antes das loas exageradas ao treinador é bom lembrar que o ABC tem uma espinha dorsal de jogadores de alto nível, a quem se deve muito desses ótimos resultados. Treinador não faz gol e nem entra em campo.

*Marinus Jacobus Hendricus "Rinus" Michels (Amsterdã, 9 de fevereiro de 1928 — Aalst, 3 de março de 2005) foi um jogador e treinador de futebol holandês.

**Em 1999 a FIFA o elegeu "Treinador do século". Em 2007, o jornal inglês escolheu o mentor do Carrosel Neerlandês como o melhor treinador da história, à frente de nomes como Sir Alex Ferguson, Franz Beckenbauer e César Luis Menotti. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado