ABC e Figueirense se enfrentam às 19h30 deste sábado (2), pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2025. A partida será disputada no estádio Frasqueirão, em Natal. A 96 FM traz todos os detalhes e a emoção desta partida, com pré-jogo a partir das 17h - confira abaixo:
ABC
Pressionado em busca de resultados para escapar da parte inferior da tabela, o ABC volta ao Frasqueirão após mais de 1 mês sem jogar no seu estádio. A última partida no Maria Lamas Farache aconteceu no aniversário de 110 anos de clube, que não aconteceu da maneira esperada. Isso porque o Mais Querido foi derrotado por 3 a 0 para o Ypiranga, no dia 29 de junho.
Trazendo um empate para casa após o 1 a 1 contra o Floresta, o alvinegro sabe da pressão para conseguir sua primeira vitória jogando como mandante na Série C.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Ao todo, potiguares e catarinenses se enfrentaram 10 vezes em competições nacionais. O retrospecto é favorável ao Figueirense, que soma cinco vitórias, contra duas do ABC, além de três empates - confira abaixo:
- 2009 – Série B
ABC 1x3 Figueirense
Figueirense 1x0 ABC
- 2013 – Série B
ABC 3x2 Figueirense
Figueirense 2x0 ABC
- 2017 – Série B
ABC 2x2 Figueirense
Figueirense 2x0 ABC
- 2022 – Série C
Figueirense 2x1 ABC (1ª fase)
ABC 2x1 Figueirense (2ª fase)
Figueirense 0x0 ABC (2ª fase)
- 2024 – Série C
Figueirense 1x1 ABC
ABC JÁ DERRUBOU SONHO DO FIGUEIRA
Em 2022, o encontro entre as equipes na segunda fase da Série C valia acesso à Série B, e o desfecho no Orlando Scarpelli foi marcado pela frustração do Figueirense.
Naquele ano, os dois clubes caíram no mesmo grupo da fase decisiva, ao lado de Paysandu e Vitória. O ABC, que avançou com a sexta melhor campanha, surpreendeu e venceu o Figueirense por 2 a 1 no Frasqueirão, na estreia do quadrangular.
A rodada final reservou o reencontro entre os times, em Florianópolis. O ABC já estava garantido na Série B após somar três vitórias e dois empates, enquanto o Figueirense precisava vencer e ainda torcer por um tropeço do Vitória diante do Paysandu, em Belém.
O cenário era de decisão: 15.753 torcedores compareceram ao Scarpelli. Mas em campo, a expectativa virou frustração. O time catarinense pressionou com bolas alçadas e chutes de longa distância, mas criou poucas chances reais. O jogo terminou em 0 a 0, e o empate no duelo paralelo entre Paysandu e Vitória (1 a 1) manteve o Figueira na Série C.
TIME QUE MAIS EMPATA
O ABC é o rei dos empates no Campeonato Brasileiro 2025. O Alvinegro de Natal soma 10 empates em 14 rodadas disputadas na Série C e lidera o ranking de empates entre todos os 124 times que disputam as quatro divisões do país.
A notícia é do ge. O 10º empate do ABC veio no último sábado, contra o Floresta, fora de casa. O Alvinegro perdia por 1 a 0 e conseguiu a igualdade aos 50 minutos do segundo tempo, com Joãozinho.
Este número de empates representa 71,4% dos jogos disputados pela equipe na Terceirona. O ABC é atualmente o 14º colocado na tabela, com 16 pontos, e ainda sonha com uma possível classificação para a segunda fase, enquanto, ao mesmo tempo, tenta fugir da zona de rebaixamento.
O desempenho do time potiguar na Série C escancara um desafio recorrente na campanha: transformar equilíbrio em vitórias. Além de não ter vencido como mandante, o ABC ainda tem a pior marca em número de triunfos na competição, ao lado do lanterna Tombense: apenas dois. O próximo compromisso será contra o Figueirense, sábado, em Natal.
"Por mais que tenhamos empatado no final, ficou a sensação de que a gente poderia ter terminado melhor o jogo. A gente tem que evoluir. Tem que rever os nossos jogos, tem que trabalhar mais para ganhar essa confiança para, sábado, a gente procurar estar impecável, voltar a ganhar em casa. O mais importante para a gente é ganhar em casa. Eu acho que esse grupo está precisando disso para ganhar essa confiança e falar com um pouquinho mais de intrepidez nessa nossa classificação. Às vezes eu posso estar falando, porque eu cheguei agora e eu quero... Agora, eu acho que eles (jogadores) precisam dessa vitória também para eles também estarem vivendo esse nosso mesmo pensamento, que a diretoria também acredita", comentou o técnico do ABC, Rodrigo Santana.
Na Série C, outro dado chama atenção: o líder Caxias é o único clube que ainda não empatou no Brasileirão, também considerando todas as divisões. O time gaúcho tem 10 vitórias e quatro empates.
Líderes dos empates
Na Série A, o Vitória é quem mais empatou até o momento, com oito empates em 17 rodadas. O time baiano é seguido por Mirassol e São Paulo, com sete cada.
Três equipes dividem o topo no número de empates da Série B: Remo, Atlético-GO e Ferroviária, todos com oito empates.
Na Série D, Maranhão e Itabirito aparecem como os maiores "empatadores" até agora, com sete em 14 partidas.
REFLETORES NOVOS
O ABC recebeu apoio da Casa de Apostas Arena das Dunas para a revitalização da iluminação do Estádio Frasqueirão. A parceria garantiu a cessão de conjuntos de refletores, que já estarão em funcionamento na partida contra o Figueirense.
O reforço na estrutura do estádio faz parte de um trabalho conjunto com a Arena das Dunas, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura e o desenvolvimento do Mais Querido.
O ABC destacou ainda que a parceria foi essencial para garantir que a iluminação esteja adequada já para o próximo compromisso, reforçando a importância do apoio da Arena das Dunas em projetos estruturais do clube.
POLÊMICO CHURRASCO
Dois dias após empatar com o Floresta/CE fora de casa e seguir sem vencer como mandante na Série C, jogadores do ABC decidiram fazer um churrasco no estádio Frasqueirão. O "evento" aconteceu na tarde de segunda-feira (28), embaixo de um dos módulos do estádio, e foi revelado por uma postagem feita no Instagram do atacante Matheus Martins.
Na imagem, que rapidamente circulou nas redes sociais, é possível ver diversas latas de cerveja sobre a mesa. A cena gerou revolta entre torcedores e críticas nas redes, já que o clube vive um momento complicado - confira a imagem:
NOVO PRAZO NA RJ
O ABC Futebol Clube obteve na Justiça uma prorrogação de 180 dias no prazo de proteção legal que suspende temporariamente as cobranças judiciais contra o clube. A decisão, concedida pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, faz parte do processo de recuperação judicial em andamento.
Com a extensão do prazo, o Mais Querido ganha fôlego para seguir com seu plano de reorganização financeira, mantendo as atividades do clube em funcionamento e priorizando negociações com credores. O objetivo é assegurar que o ABC continue honrando seus compromissos de forma responsável, enquanto busca fortalecer sua estrutura administrativa e esportiva.
FIGUEIRENSE
Sem vencer há três rodadas, o Figueirense viu sua situação se complicar na Série C. A equipe despencou na tabela e ocupa atualmente a 16ª posição, apenas um ponto à frente do Itabaiana, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento. Na rodada passada, o Figueira foi derrotado em casa pelo Anápolis, rival direto na luta contra a queda.
Para a próxima partida, o técnico Pintado terá praticamente todo o elenco à disposição, exceto os atletas que estão lesionados e já não jogam mais nesta reta final. O zagueiro Lucas Dias e o meia Gabriel Santiago, cujas ausências pesaram na derrota para o Anápolis, retornam ao time titular.
Além disso, o Alvinegro ganhou reforços durante a semana: o lateral-esquerdo Matheus Mascarenhas, que deve assumir a titularidade, e o meia Rafael Longuine. Ambos estavam no Boavista-RJ, onde disputaram a Série D do Campeonato Brasileiro.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ABC: Pedro Paulo; Patric, Richardson, Bruno Bispo e Lucas Sampaio; Ian Carlo, Adeílson e Juninho; Wallyson, Jonatha Carlos e Ytalo. Tec. Rodrigo Santana
FIGUEIRENSE: Igo Gabriel; Iury, Lucas Dias, Ligger e Mascarenhas; João Lucas, Rafinha Potiguar, Jhony Douglas e Nicolas; Gabriel Santiago e Felipe Augusto. Tec. Pintado