Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Segurança

Adolescente de 14 anos era chefe de rede criminosa virtual contra menores

adolescente14anos.JPG

Um adolescente de 14 anos, morador de Campo Grande (MS), foi identificado como um dos chefes de uma organização criminosa virtual que atuava em todo o Brasil, aliciando menores para práticas ilícitas, crimes de ódio, automutilação e violência. A informação é da repórter Giovanna Machado, da CNN Brasil.

A descoberta ocorreu durante operação nacional da Polícia Civil, deflagrada na última terça-feira (15), com apoio do Ministério da Justiça e coordenação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, envolvendo forças policiais de sete estados.

Na casa do adolescente foram apreendidos celulares, computadores e documentos. Segundo a polícia, ele ocupava um alto cargo hierárquico no grupo, sendo responsável pela chamada “engenharia criminosa” da rede.

A operação resultou em cerca de 20 mandados de busca e apreensão, duas prisões temporárias de adultos e sete internações provisórias de adolescentes em MS, SC, SP, PR, RS, MG e GO.

O grupo atuava em plataformas criptografadas como Telegram e Discord, atraindo jovens vulneráveis com desafios e recompensas simbólicas. Os conteúdos envolviam automutilação, maus-tratos a animais e disseminação de discurso de ódio.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, indução à automutilação, maus-tratos a animais, entre outros crimes, com penas que podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado