O presidente de Camarões, Paul Biya, o governante mais velho do mundo, garantiu um 8º mandato nesta segunda-feira (27), segundo os resultados da votação, enquanto o principal adversário da oposição, que também reivindicou a vitória, relatou tiros perto de sua casa.
A noticia é do portal G1. Biya, 92 anos, obteve 53,66% dos votos, contra 35,19% de seu antigo aliado, Issa Tchiroma Bakary, informou o Conselho Constitucional de Camarões. Um novo mandato de sete anos pode manter o líder veterano no poder até seus quase 100 anos.
Os manifestantes da oposição entraram em confronto com as forças de segurança várias vezes na semana passada, depois que os resultados parciais sugeriram que Biya estava a caminho de vencer a votação de 12 de outubro.
Não houve nenhum comentário imediato sobre o resultado por parte do governo, que rejeitou as acusações de irregularidades feitas pela oposição.
O líder camaronês está no poder desde 1982, quando depôs e mandou ao exílio seu então mentor, o ex-presidente Ahmadou Ahidjo. Desde então, ele comanda o país com mão de ferro e sob denúncias de clientelismo, intimidação e fraude eleitoral.
Ele também eliminou uma emenda constitucional limitando a permanência no poder de um presidente a dois mandatos.