Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Política

Com votos de Nunes Marques, Gilmar Mendes e Toffoli, STF extingue pena contra Dirceu

2024/05/01HYEBSE38FAZJ4S4NM60JZC40.webp
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

A política brasileira foi pega de surpresa com uma decisão importante do Supremo Tribunal Federal (STF). A Segunda Turma da Corte reconheceu a prescrição de uma das condenações do ex-ministro da Casa Civil, o sempre polêmico José Dirceu, e extingiu a pena. A decisão foi proferida nesta terça-feira (21). 

A decisão era referente a um dos processos resultantes da Operação Lava Jato. Na decisão, a maioria dos ministros entendeu que a condenação de Dirceu por corrupção passiva a 8 anos e 10 meses de prisão prescreveu e ele não pode ser mais punido pelo crime. José Dirceu foi condenado no processo que apurou irregularidades entre contratos da Petrobras e a empresa Apolo Tubulars.

De acordo com a defesa, Dirceu já tinha 70 anos quando foi condenado em 2016. Dessa forma, o prazo da prescrição deveria ser reduzido pela metade, conforme previsto na legislação penal.

Rapidamente, após a decisão, uma lista de ministros que votaram contra e a favor de Dirceu começou a circular na internet. Dentre eles, destaque para Kassio Nunes Marques, que chegou a ficar no trendtopics do X, antigo Twitter. O ministro nomeado por Jair Messias Bolsonaro votou pela extinção da pena de Dirceu. 

Os votos pró-Dirceu foram de Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes e formaram placar de 3 votos a 2 a favor de José Dirceu.