Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Política

Crise no INSS: como escândalo mexe com o cenário das eleições de 2026

Foto Hugo Barreto/Metrópoles
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a oposição travaram uma guerra de versões sobre a paternidade do escândalo de fraudes em descontos de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A crise, uma das maiores enfrentadas pelo petista neste mandato, envolve irregularidades praticadas na gestão passada e atual, e seus efeitos podem reverberar nas eleições do próximo ano. A notícia é das repórteres Daniela Santos e Maria Eduarda Portela, do Metrópoles.

O Palácio do Planalto tem batido na tecla de que as irregularidades começaram no governo de Jair Bolsonaro (PL) e que a atual administração foi responsável por desbaratinar o esquema. A tese, inclusive, foi reforçada pelo presidente em pronunciamento, em rede nacional, no qual Lula falou publicamente sobre o assunto pela primeira vez. Em seu discurso, o petista afirmou que seu governo “desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas que vinha operando desde 2019”, primeiro ano da gestão bolsonarista.

A oposição, por outro lado, pressiona pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o caso. O requerimento para abertura do processo foi protocolado na última quarta-feira (30/4). Além disso, parlamentares alinhados ao ex-presidente têm feito uma campanha massiva nas redes sociais com o objetivo de associar a crise ao governo Lula.

Especialistas e parlamentares ouvidos pelo Metrópoles avaliam que o escândalo carrega especificidades que podem acabar influenciando no pleito do ano que vem — e isso vale para os dois lados da moeda. Aliados do petista dizem que o aprofundamento das investigações pode chegar à raiz do problema, implicando antigos gestores do INSS da gestão Bolsonaro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado