Pobre futebol da Copinha

@neneca_fotosesportivas
Gente, o que fizeram com o futebol do Brasil? Essa Copinha, antes depositária de futuros craques e que dava gosto assistir para vermos surgirem nossos meninos do futuro, hoje é show de horrores. Vi alguns jogos e fiquei perplexo com a falta de qualidade, bola no chão, jogadas de criatividade. Talento? Nenhum. O Corinthians, o maior campeão, levando sufoco de um time sem tradição de Goiás, o Trindade, sem jogar nada. O Bahia venceu de 5 a 0, imagina-se que deu show, nada disso! Mediocridade da Inter de Limeira. Gols bizarros, entregues, jogo feio para todo lado, bumba meu boi e salvem-se quem puder. O nível melhora um pouco, acreditem, quando a equipe está perdendo e resolve buscar o prejuízo ou quando está com placar de larga vantagem. Estes treinadores brasileiros vão acabar, estão acabando com o futebol de essência, com o talento. No caso do América, o nosso, quase nenhuma jogada trabalhada, perde e ganha, passes errados, falta de atitude de quem tem que criar. E como sempre acontece, o jogador que mais pareceu ter qualidade, estava no banco de reservas, o atacante Márcio, que entrou no decorrer do segundo tempo. Enfim, quem sabe, na sequência, pressionado, precisando vencer, o time potiguar jogue de forma vertical e com mais coragem.
Os resultados deste sábado
Confira os resultados dos jogos deste sábado na Copinha: América-SP 0 x 0 CSA; Bahia 5 x 0 Inter de Limeira; Flamengo-SP 1 x 0 Rio Branco-ES; Juventus 3 x 3 Cascavel; Santa Fé 0 x 2 Atlético-BA; Bandeirante-SP 0 x 0 Tuna Luso-PA; Tanabi 1 x 0 Sobradinho; Corinthians 1 x 0 Trindade-GO; Vitória 2 x 2 Capivariano; Retrô-PE 3 x 2 São Bento; Goiás 3 x 1 América-RN; Chapecoense 3 x 2 Volta Redonda; Santa Cruz-PE 1 x 3 Botafogo-SP; XV de Jaú 1 x 0 Luverdense-MT; Grêmio Prudente 2 x 1 Carajás-PA; I9 Futebol Clube 0 x 3 Guanabara City-GO; Comercial 1 x 2 Atlético-PI; Assisense 2 x 0 CE Naviraiense; Araçatuba 1 x 3 Maricá; e Francana 1 x 0 EC de Patos.
A derrota rubra
Na tarde deste sábado (3), o América estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi superado pela equipe do Goiás-GO, pelo placar de 3 a 1, no Estádio Alberto Victolo. Pedrão marcou o gol alvirrubro. O time potiguar volta a campo na próxima terça-feira (6) para enfrentar a equipe do Tanabi-SP, às 13h, no mesmo local. O time rubro segue pressionado para as próximas rodadas, precisando vencer o time da casa, Tanabi e Sobradinho no fechamento da fase de classificação, terça e sexta-feira respectivamente.
Os gols sofridos
Vi o jogo. No segundo gol do Goiás (o primeiro a transmissão não mostrou), três jogadores altos do América na bola, mas deixaram o zagueiro goiano cabecear livre fazendo 2 a 0, aos 15 minutos do primeiro tempo. O terceiro foi um presente do goleiro Anthony, saiu com o volante Jadson dentro da área, o jogador do time verde roubou a bola e marcou o terceiro, aos 74 minutos. O gol de honra do América saiu nos acréscimos, o zagueiro Pedrão aproveitou rebote do goleiro e estufou as redes.
Sábado intenso no ABC

Os jogadores do ABC tiveram um sábado de trabalho intenso nos dois períodos. Na parte da manhã foi realizado um treino de arrancadas, deslocamentos e culminando com tiros curtos com velocidade total, enquanto os goleiros faziam também trabalho especial mais localizado. À tarde, o treinador Chamusca comandou trabalho tático com jogadas ensaiadas e muita finalização. O ABC estreia no Campeonato Potiguar no dia 10/01, sábado que vem, no Frasqueirão, diante do perigoso Laguna.
Primeira mudança de tabela
O Campeonato Potiguar larga no próximo sábado e já sofre alteração na primeira rodada. O duelo Santa Cruz x Potiguar mudou de local e data. Será realizado no estádio Domição, em Elói de Souza, no domingo, às 15h. Estava marcado para o sábado, no Nazarenão. Para o dia 10, no sábado, teremos apenas América x Potyguar Seridoense, às 16h na Arena América. No domingo, dia 11, Globo x QFC, às às 15h no Barrettão e ABC x Laguna, às 16h, no Frasqueirão. O clássico Rei, primeiro do ano, será na quarta rodada, dia 24, às 16h, na Casa de Apostas Arena das Dunas.
Reforçando fórmula de disputa
A primeira fase será disputada em grupo único, no qual os oito clubes se enfrentarão em turno único. Os dois primeiros colocados na primeira fase se classificarão direto para a semifinal. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso para a Segunda Divisão. O 3°, 4°, 5° e 6° colocados disputarão um mata-mata classificatório.
Santa busca recuperar confiança

O Santa Cruz de Natal encerrou os preparativos e está definido para o duelo difícil, que servirá de parâmetro para sua estreia no Campeonato Potiguar, dia 11, contra o Potiguar de Mossoró. O Cardeal potiguar realizou amistosos e seu resultado negativo, 7 a 1 para o Santa Cruz/PE, ainda pesa, gerando desconfiança no desempenho da equipe na temporada. O jogo contra o Belo tem essa conotação de necessária recuperação da confiança.
Belo já goleou o Laguna
Já o Botafogo-PB, que se reapresentou na sexta-feira após folga em virtude do réveillon, já tem registrado na sua preparação a goleada sobre outro potiguar, o Laguna, 6 a 0. O técnico Bernardo Franco encerrou neste sábado a preparação para o jogo-treino contra o Santa Cruz-RN. A atividade vai acontecer neste domingo, às 15h15, na Maravilha do Contorno, em João Pessoa.
Ainda Pimentinha

O anúncio de Pimentinha, 38 anos, há dois anos ou mais ex-jogador em atividade, é o retrato do pobre futebol do Nordeste que continua sem investimento nas bases e na renovação. Ele foi anunciado como novo reforço do Maranhão para a temporada 2026. O clube divulgou o acerto com o jogador semana passada, um dia depois que o Iape ter confirmado o rompimento de contrato com o atleta, que nem chegou a jogar pelo Canário da Ilha. Você vai olhar o currículo do jogador e constatar que ele só jogou, rendeu, pelos menos em números, no Sampaio/MA.
A volta de Gabigol

O Santos anunciou neste sábado (03) a contratação de Gabigol, que estava no Cruzeiro. O Menino da Vila ficará emprestado ao Peixe até dezembro de 2026. Ao todo, pelo time mineiro, Gabriel disputou 49 partidas e marcou 13 gols. O Santos não pagará pelo empréstimo e não há opção de compra ao fim do vínculo. Os clubes dividirão o salário do atacante na temporada.
Milly Lacombe cobra a Fifa
Houvesse justiça no mundo, os Estados Unidos estariam suspensos pela Fifa e a Copa do Mundo de 2026 seria realizada em outro lugar. No México, por exemplo. A seleção estadunidense, assim como a russa, seria impedida de disputar o torneio. E, claro, todos os que se escandalizaram com a invasão da Ucrânia estariam agora mesmo ainda mais horrorizados com o que faz Donald Trump na Venezuela: invasão seguida de ocupação e iminente saque das riquezas naturais.
-----
Absurdo a canalhice e covardia dessa Fifa com dois pesos e duas medidas. Pune a Rússia, incluindo o podre COI, mas faz vista grossa para as atrocidades de Trump e Netanyahu.