O jogo será no Frasqueirão
Uma polêmica que não deveria ter sido criada. Não creio na menor possibilidade do segundo e decisivo clássico não ser no Frasqueirão. A Polícia Militar nem deveria ter levantado essa hipótese tão fora de propósito. Acho que vivemos momentos mais tensos que o atual e conseguimos levar o duelo a bom termo, portanto. Não existe justificativa e nem explicação para essa recomendação, a não ser uma espécie de "carta de garantia" do Comando Geral da PM. Isso tudo deve ser resolvido nesta quinta, já com o retorno do Coronel Alarico, comandante do policiamento.
Souza vai ficar
E o futebol? Constantino Júnior foi o entrevistado do Jogo Rápido desta quarta-feira. Entre os assuntos abordados, claro, as contratações, rendimento de atletas e, foco maior, a possibilidade da saída de Souza ao fim do Campeonato Potiguar. Segundo o executivo, o meia tem vários motivos para permanecer jogando em Natal, os mais valorosos deles? A família que adora a cidade, está estabelecida, entrosada, filho que atua no Sub-15 do Rubro, enfim. Também tem o lado financeiro, e o craque por ter estabilidade financeira não vai se deixar levar por alguns milhares de reais a mais. A não ser que seja uma proposta irrecusável. Que assim seja, respira a torcida.
Mais jogos para as bases
Ainda na entrevista de Constantino Júnior o assunto base. Ele admite que é esse, absolutamente certo, o único caminho para fortalecimento dos clubes. A justificativa, plausível, pelo pouco aproveitamento de nossos valores, sem dúvida, e concordo, é o número reduzido de jogos de nossos campeonatos das categorias formadoras. E ele fez o comparativo que sempre trazemos em relação às outras praças do Brasil.
O mistério continua
Nos informativos do clube nenhuma novidade, portanto, pouco a acrescentar ao que já falei sobre ABC e América. As notícias de praxe, trabalho realizado, encerrado, tal e tal e muita, muito trabalho de marketing para levar gente ao estádio. E é esse o ponto triste, para mim. Lutamos desesperadamente para, pelo menos, hoje, levarmos mais de dez mil torcedores aos estádios. Num passado não muito distante todo jogo médio dava mais gente que isso e nem tínhamos 700 mil habilitantes.
As mudanças de Moacir
Penso que Moacir Jùnior deve desfazer a dobra, bem capaz de jogar com dois volantes - Robson e Ferreira, e sacando Ítalo para a entrada de Romarinho, e ainda mantendo Giva no comando. O América será Renan, Ricardo Luz, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Davi Gabriel; Ferreira, Robson, Souza, Romarinho e Henrique; Giva. Claro, saindo o Iran e, creio, também o Renan Siqueira.
Uma troca só de Evaristo Piza
O ABC tem uma dúvida, para mim, se Evaristo Piza vai insistir com Ezequiel. Pela má vontade demonstrada com relação ao Matheus Rocha (foto), deve sim. Aposto na volta de Anderson Rosa no lugar de Joãozinho e o resto do time igual. Felipe Garcia, Ezequiel, Windson, Bispo e Manoel; Ferreira, Randerson, Adeilson e Anderson Rosa; Wallyson e Danilo Alves.
Rescisões
Fico imaginando o dilema dos clubes com relação aos jogadores, muitos deles contratados por valores acima da realidade do clube que, pior, nada renderam e como fazer para mandá-los embora? No ABC, trazidos por Agnello Gonçalves, quase dá para formar um time de jogadores que decepcionaram: Ezequiel. Jeferson, Wendell, Brizuela, Robinho, Bismark, Joãozinho (até agora) e Marcos Vinícius, ainda esperando por uma performance mais convincente do Anderson Rosa, por gols do Danilo Alves e a total afirmação de segurança do goleiro Felipe Garcia.
Rescisões II
No América, a mesma coisa, a começar do goleiro Gabriel Bernard, passando pelos zagueiros Iran, Guilherme Paraíba, Iago Sena (nem sei se ainda está no clube), Nathan, Ricardo Bueno, Luidy, Thailor e até mesmo atuações mais convincentes de Antônio Villa, Thiaguinho e Herbert e ainda pelos gols de Giva. E certamente devo estar esquecendo algum nome nessa lista. As rescisões necessárias inviabilizam as decisões de mandar uma turma embora.
Mais reforços do ABC
Nos últimos dias, mais contratações foram anunciadas. O ABC trouxe Orlando Júnior, atacante, o zagueiro Ian Carlos e na última terça-feira a confirmação do meia Juninho, que vem do Paysandu. Ainda se fala na possibilidade de mais um meia, o Bruno Leite, que está no Botafogo/PB. E aí, será que esses vão chegar e dat conta, ou vão ter, como quase todos os que chegaram recentemente, uma passagem pelo DM.
E do América
O América trouxe Romarinho. Suas participações, meio tempo contra o Nático, muito mal, e entrada no clássico já com a segunda etapa em andamento, mas também sem causar boa impressão. Na última segunda-feira foi anunciado o segundo volante Aruá. Mais alguns serão anunciados nos próximos dias.
Santa Cruz se reforça
Pensando na Série D do Brasileiro, o Santa Cruz acertou o retorno do ala esquerda Felipe Cruz e acertou com o meia Gleidson. Mas a grande novidade fica por conta da vinda do zagueiro/lateral Guisão, que teve ótima passagem pelo Laguna na disputa da Segunda Divisão.
Dorival vai cair?
A derrota por 4 a 1 do Brasil para a Argentina, na última terça-feira (25), pelas eliminatórias da Copa 2026, fez a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se movimentar nos bastidores. Segundo apurou a imprensa especializada em seleção, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, marcou para a próxima sexta-feira (28) uma reunião com a comissão técnica da seleção brasileira para definir o futuro de todos.
---------
Se Dorival não cair com urgência nós vamos continuar passando vergonha. O nome de Filipe Luís é citado com muita insistência.