Mensagens obtidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na investigação que levou à deflagração da megaoperação nos complexo da Penha e do Alemão na última terça-feira (28/10) mostram integrantes do Comando Vermelho (CV) zombando de uma cartaz em que um dos integrantes da facção aparece como “procurado”.
A notícia é do Metrópoles. As mensagens foram trocadas no grupo “Plantão marcação pai Urso”, usado pelos faccionados para tratar de plantões em bocas de fumo, tráfico de drogas e outros assuntos referentes às atividades da facção.
No relatório sobre o caso, prints dessas conversas, obtidos após autorização judicial de quebra de sigilos, foram utilizados pelos agentes para demonstrar a ligação de suspeitos com o grupo investigado. Grande parte do documento é abastecido com diversos desses prints, que mostram diálogos entre os membros da facção.
Em uma troca de mensagens de 2023, um deles envia um print do X (ex-Twitter) com uma publicação do Portal dos Procurados, página que divulga através dos meios de comunicação os principais procurados pela Justiça.
O contato, identificado como “jetta”, em complemento à imagem, escreve: “Maluco e [sic] brabo”. Na análise do fato, a Polícia conclui que os “integrantes debocham de publicação do cartaz de Gardenal no Portal dos Procurados”.
No cartaz divulgado, também aparecem números de telefone para denunciar Carlos Costa Neves, conhecido como “Gardenal”.